Link CNJ reflete sobre a baixa participação feminina e negra no Poder Judiciário

Você está visualizando atualmente Link CNJ reflete sobre a baixa participação feminina e negra no Poder Judiciário
Compartilhe

O Link CNJ, programa semanal de TV e rádio do Conselho Nacional de Justiça, trata nesta quinta-feira (19/10) da presença das mulheres negras na magistratura brasileira. O programa inédito vai ao ar às 21h na TV Justiça e às 21h30 na Rádio Justiça.

Nesta edição, a juíza Mariana Marinho Machado (TJPI), da Diretoria da Equidade Racial na Associação dos Magistrados Brasileiros; a juíza auxiliar Patrícia Maeda, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho; e a socióloga Maria da Gloria Bonelli, professora da Universidade Federal de São Carlos, discutem a participação negra e feminina nos tribunais do país.

No quadro Uma História, em que magistradas e magistrados falam de suas vivências em decisões e julgamentos marcantes, a juíza Flávia Martins Carvalho (TJSP), que é preta, conta que sofre discriminação e, muitas vezes, não é reconhecida como autoridade por causa da cor da pele e do gênero. Nesses momentos, a magistrada mantém sempre a serenidade, mas critica a forma como negros são vistos e tratados no Brasil, especialmente, as mulheres.

Subrepresentadas

As negras representam 28% da população brasileira, mas estão sub representadas nos melhores postos de trabalho – emprego formal com registro, boa remuneração fixa, com garantias e direitos trabalhistas assegurados, como ocorre na Justiça.

Dados da Pesquisa sobre negros e negras no Poder Judiciário, publicada em 2021 pelo CNJ, mostram que a proporção de mulheres negras atuando como magistradas é bastante aquém da participação delas no conjunto da população brasileira: apenas 11,1% das ministras das cortes superiores; 12,1% das desembargadoras; e 11,2% dos juízes titulares.

Toda semana, o Link CNJ aborda um tema relevante para a sociedade e em discussão no Poder Judiciário, trata da agenda de decisões do Conselho Nacional de Justiça e em tribunais de todo o país, além de apresentar as postagens do CNJ na última semana.

O Link CNJ é retransmitido na TV Justiça nas sextas-feiras (7h), sábados (12h), domingos (14h) e terças-feiras (7h30). O Link CNJ também vai ao ar na Rádio Justiça nas noites de quinta-feira às 21h30, em Brasília na FM 104.7 MHz e via satélite. Todos episódios do Link CNJ ficam disponíveis permanentemente no canal do CNJ no YouTube.

Veja como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Assista a esta edição do Link CNJ: