Justiça no Piauí comemora Selo Ouro, maior transparência e recorde de processos baixados

Você está visualizando atualmente Justiça no Piauí comemora Selo Ouro, maior transparência e recorde de processos baixados
Compartilhe

De forma inédita, o TJPI conquistou o Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade 2023 e fechou o ano com quase 280 mil baixas processuais. Esses e outros feitos do Judiciário piauiense durante o último ano estão listados no relatório de atividades 2023, disponibilizado pelo tribunal.

O Prêmio CNJ de Qualidade é conferido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e está dividido em quatro eixos principais: governança; produtividade; transparência; e dados e tecnologia. A premiação utiliza uma metodologia de avaliação de todos os tribunais brasileiros sob o olhar do acompanhamento das políticas judiciárias, eficiência, gestão e organização de dados. O TJPI superou cinco das metas estabelecidas.

Outro importante êxito do TJPI em 2023 foi o selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), alcançando 100% da divulgação das informações essenciais e 96,67% no Índice Geral de Transparência, e elevando em quase 20 pontos percentuais a marca de 2022, primeiro ano do programa, quando atingiu 77,66%. Entre os tribunais estaduais do Brasil, os órgãos do Piauí, Rondônia, Goiás, Amazonas, Pará e Bahia foram destaque com a avaliação máxima do selo Diamante.

No âmbito da tecnologia, o TJPI investiu ativamente em projetos que conferissem mais celeridade e acessibilidade à Justiça, como a implantação da JuLIA (Justiça AuxiLiada pela Inteligência Artificial); a migração do Processo Judicial Eletrônico (PJe) para nuvem local; e a criação de painéis judiciais.

Expandindo a Justiça

O TJPI entregou 10 novas obras em 2023: a nova sede do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública de Parnaíba; as centrais de Inquérito de Picos e Parnaíba; e unidades do Justo Acesso nos municípios de Palmeirais, São Félix, Eliseu Martins, Landri Sales, Santa Cruz do Piauí, Pimenteiras e Várzea Grande. Dentre as obras que devem ser entregues em 2024, estão as novas sedes da Corregedoria e da Escola Judiciária (EJUD).

O presidente do TJPI, desembargador Hilo de Almeida, certifica que o ano exitoso deverá garantir um 2024 de avanços ainda maiores para a Justiça do Piauí. “Esse balanço consagra o trabalho de todos e todas que fazem o TJ-PI e aponta uma melhora significativa do nosso Tribunal em relação a eixos fundamentais para a eficiência e eficácia da prestação jurisdicional. Com esses resultados, estamos empenhados e motivados a dar passos ainda maiores neste ano”, afirma.

Fonte: TJPI

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária