Portuguese PT English EN Spanish ES
Justiça Federal no Paraná promove II Exposição Virtual de Processos Históricos
Justiça Federal no Paraná promove II Exposição Virtual de Processos Históricos
Arte: CNJ

Em comemoração à 15ª Primavera dos Museus, evento anual promovido em setembro pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Justiça Federal do Paraná, unidade do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), apresenta a II Exposição Virtual de Processos Históricos da Sala da Memória. Nela, é possível conhecer como é preparado o acervo histórico da JFPR, como e por quem é organizada aa Sala da Memória e alguns processos históricos, cujos assuntos e personagens demonstram o funcionamento da Justiça Federal em outros tempos.

O resgate da atuação da magistratura, oficiais de Justiça, escrivãos, escrivãs, advogados e advogadas ajuda a compreender as mudanças da própria sociedade, dos costumes e realidades. São processos anteriores à lei da abolição da escravatura – em que escravos eram “arrolados como bens” de família – e processos de acidentes de trabalho envolvendo as estradas de ferro e a perigosa profissão de guarda-freios.

Ainda estão exibidos processos de especialização de fiança – em que o detentor de cargo relacionado à fazenda pública deveria apresentar bens em garantia para nomeação – e processos que citam a primeira Constituição Federal republicana, de 1891, além dos que envolvem a Revolução Federalista, o Barão e a Baronesa do Serro Azul, o Cerco da Lapa, a situação das mulheres nos processos do século passado. É um mundo de História e conhecimento.

Fonte: JFPR/TRF4

A
Fechar Menu