Justiça Federal em Patos de Minas (MG) inaugura sede 100% sustentável

Você está visualizando atualmente Justiça Federal em Patos de Minas (MG) inaugura sede 100% sustentável
Foto: Via Multimidia/TRF1
Compartilhe

No dia 24 de novembro, foi realizada a solenidade de inauguração da nova sede da Subseção Judiciária de Patos de Minas (MG), que passou a se chamar Fórum Ministro Adhemar Ferreira Maciel. A construção da nova sede foi concluída no ano passado e já ocupada em dezembro de 2020, mas a inauguração foi adiada em razão das restrições sanitárias decorrentes da pandemia da Covid-19.

Construída para ser um modelo de sustentabilidade, a edificação conta em sua estrutura com a geração de energia fotovoltaica, com o aproveitamento de água da chuva, iluminação em LED e climatização pelo sistema VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável). A construção dispõe também de um sistema avançado de segurança composto por alarmes, câmeras, acesso exclusivo para equipes do órgão, porta giratória com detector de metais e fechaduras eletrônicas.

A nova sede consolida a presença da Justiça Federal em Patos de Minas, que, há 16 anos, atende à população de 19 municípios da região. O diretor da Subseção Judiciária, juiz Flávio Bittencourt, destacou quem concorreu para tornar possível a construção do prédio. “Estamos aqui, em verdade, celebrando as pessoas que estão à frente da ideia que concebeu esse projeto.”

Segundo Bittencourt, a atribuição do nome do ministro Adhemar Ferreira Maciel à sede homenageia um homem que “fez toda a sua carreira, desde as bases da Justiça Federal aos seus mais elevados postos, contribuindo enormemente para a consolidação dessa instituição e da prestação jurisdicional, razão pela qual se tornou um farol para a sua geração e para as gerações seguintes”.

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador Francisco Betti, citou o Padre Antônio Vieira ao fazer uma reflexão sobre a inauguração. “Cada um é o que faz e não outra coisa. As ações de cada um são a sua essência. Ao nos definirmos pelo que fazemos, declaramos quem realmente somos. Nessa perspectiva a Seção Judiciária de Minas Gerais se define como semeadora no exercício de seu mister de colocar, em bom solo, a semente da prestação jurisdicional na inauguração dessa nova casa.”

Paulo Neuenschwander Maciel, filho do ministro Adhemar Ferreira Maciel, narrou a trajetória profissional do pai. “Meu pai fez da magistratura um verdadeiro sacerdócio, vivendo e vivenciando intensamente as alegrias e dificuldades da profissão, em que pode galgar todos os degraus”.

Fonte: TRF1

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade