Justiça Federal da 3ª Região divulga cartilha para o enfrentamento ao capacitismo

Você está visualizando atualmente Justiça Federal da 3ª Região divulga cartilha para o enfrentamento ao capacitismo
Compartilhe

A Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Adeg/TRF3), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da 3ª Região, divulga a publicação “Combata o Capacitismo”, elaborada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).

O capacitismo é qualquer tipo de discriminação contra uma pessoa em função de deficiência. Dá origem a comportamentos preconceituosos que dificultam a aceitação de pessoas com deficiências na sociedade e está associado à pressuposição de que existe um padrão de corpo ideal.

A cartilha está alinhada a normativos do Conselho Nacional de Justiça sobre implementação de práticas de acessibilidade em órgãos do Poder Judiciário e do TRF3, com o macrodesafio e objetivo estratégico de diminuir barreiras da pessoa com deficiência no acesso à justiça.

Com linguagem simples e objetiva, o guia busca estimular mudanças de atitudes que favoreçam a ampliação da acessibilidade e da inclusão.

O manual também traz orientações sobre tratamento digno às pessoas com deficiência, explicando que o capacitismo reproduz crenças, processos e práticas que normatizam um certo padrão corporal como perfeito, sem considerar a corporeidade de todas as pessoas.

Acesse a cartilha

Fonte: TRF3

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais