Justiça Federal da 1.ª Região atualiza tabela de valores cobrados por despesas processuais

Você está visualizando atualmente Justiça Federal da 1.ª Região atualiza tabela de valores cobrados por despesas processuais
Foto: TRF1
Compartilhe

O Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1) atualizou, por meio da Portaria Presi 342/2025, as tabelas para pagamento de custas judiciais e despesas processuais no âmbito da Justiça Federal de primeiro e segundo graus da 1.ª Região.

Conforme o documento, os pagamentos devem ser feitos mediante Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser preenchida e paga pelo cidadão requerente. A estimativa dos valores devidos pode ser feita pelo portal do TRF-1: deve-se acessar a aba Processual e clicar em Cálculo de Custas e Despesas Processuais.

Caso a GRU seja paga de maneira incorreta – como, por exemplo, um pagamento que exceda o valor devido –, o pedido de devolução por reembolso deve ser protocolado via formulário eletrônico disponível no portal do TRF-1, conforme determinado pela Portaria Presi 529/2022. O prazo para requerimentos de reembolso é de cinco anos, contados a partir da data do depósito inicial.

Todas as diretrizes sobre as normas gerais para pagamento de custas judiciais, porte de remessa e retorno dos autos e despesas processuais no âmbito da Justiça Federal da 1.ª Região estão disponíveis na Portaria Presi 342/2025.

Fonte: TRF-1

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária