Justiça eleitoral goiana inaugura expansão do Memorial

Você está visualizando atualmente Justiça eleitoral goiana inaugura expansão do Memorial
Fotos: TRE-GO
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) inaugurou, na última terça-feira (19/4), a expansão do Memorial Físico da Justiça Eleitoral goiana, no prédio histórico que abriga a sua sede. Foram incorporadas novas galerias de autoridades ao acervo, além de quadro que contém a linha sucessória de juízes-membros efetivos do Tribunal Pleno.

“Tenho a crença inabalável de que a informação sintoniza o mundo e ofertá-la de modo fácil, objetivo e claro à sociedade é tarefa de todos os gestores, de modo a contribuir para o prevalecimento da verdade sobre os fatos históricos marcantes”, declarou o presidente do TRE-GO, desembargador Leandro Crispim. Ele agradeceu ainda o empenho e assessoramento das equipes para a instituição de um programa de gestão da memória.

O juiz-membro e presidente da Comissão de Gestão da Memória do TRE-GO, Márcio Moraes, ressaltou a importância de homenagear o desembargador Geraldo Crispim Borges com o nome do local. “As mais justas e mais sinceras homenagens deste Tribunal à família Crispim. Era mais do que necessário registrarmos este momento da expansão com presidentes que deixaram este importante legado para a memória da Justiça Eleitoral.”

Além da galerias de juízes-membros efetivos do Tribunal Pleno, foram inauguradas as de diretores-gerais e de vice-presidentes do TRE-GO. Já a galeria dos presidentes foi modernizada e reinaugurada. A expansão é parte das comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, iniciadas com o lançamento da aba histórica no Memorial Virtual, em fevereiro, e da Revista Comemorativa dos 90 anos, em março.

Físico e virtual

A sede física do Memorial da Justiça Eleitoral de Goiás, inaugurado em maio de 2011, ocupa a sala do antigo Plenário do Tribunal, no Edifício-Sede, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan). O Memorial mantém o seu mobiliário original, utilizado de 1945 a 1990, devidamente restaurado, além de documentos e objetos que narram um pouco da história e da evolução da Justiça Eleitoral.

O Memorial Virtual da Justiça Eleitoral, lançado em 10 de maio do ano passado, tem sido visitado por membros do Judiciário, historiadores, historiadoras, estudantes e público em geral. Nele, é possível ter acesso a todo o acervo, composto por documentos históricos, mobiliário, vestimentas, imóveis, fotografias. A visita possibilita também conhecer um pouco da história da Justiça Eleitoral, ver exposições, galerias, programas, publicações, vídeos institucionais, mapas das Zonas Eleitorais, unidades de Memória, solicitar pesquisas etc.

Fonte: TRE-GO

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade