Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte aprova novas ações do Centro de Memória

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte aprova novas ações do Centro de Memória
Foto: TRE-RN
Compartilhe

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargador Gilson Barbosa, aprovou o Processo de Gestão do Acervo Museal do Centro de Memória Professor Tarcísio Medeiros, por meio da Portaria 211/2020. Nela, consta o manual do macroprocesso, os modelos de termos de doação, termo de legado, termo de permuta, termo de transferência, termo de depósito/empréstimo/guarda, além do modelo de ficha catalográfica e do laudo técnico.

Nos últimos três anos, foram implementadas ações importantes para o Centro de Memória Professor Tarcísio Medeiros. A primeira foi em 2018, com a elaboração do Plano Museológico. Em 2019, foi iniciada a modelagem e a documentação de três processos finalísticos e de maior importância no momento: exposição, pesquisa e atendimento ao público. Já em 2020, os trabalhos de modelagem focaram quatro processos de apoio: Gestão Patrimonial, Gestão de Tecnologia – ligados ao trâmite dentro do próprio Centro de Memória –, Gerenciamento da Força de Trabalho e Gestão do Acervo Museal.

Apesar do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os quatro processos foram finalizados, sendo concluídos até agosto deste ano. Todo o empenho da equipe e o patrocínio da diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza Érika Paiva, foram fundamentais para a conclusão de todos os projetos.

O Núcleo do Centro de Memória (NCEM) vem buscando alinhar suas ações ao seu planejamento estratégico definido em 2018, que está alinhado ao Planejamento Estratégico do TRE-RN. O NCEM também visa atingir sua visão de futuro: “Ser reconhecido pela melhoria contínua e inovações de suas práticas de gestão, profissionalizando sua atuação em busca do resgate, preservação e disseminação da história do processo eleitoral”. Aliado a isso, busca focar nas atribuições de valor estabelecidos em 2018 para os anos de 2019 e 2020, desenvolvidas a partir de anagrama com as letras iniciais da palavra memória: Melhoria contínua, Ética, Modernização, Otimização dos serviços, Responsabilidade social, Inovação e Acessibilidade.

O Museu Virtual da Justiça Eleitoral está sendo atualizado regularmente e pode ser acessado pela página inicial do regional, na aba “TRE”, ou por meio dos endereços https://sites.google.com/view/museu-virtual-do-trern e https://www.tre-rn.jus.br/o-tre/eje/escola-judiciaria-eleitoral.

Fonte: TRE-RN