Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro aprova Plano Estratégico para 2021/2026

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro aprova Plano Estratégico para 2021/2026
Foto: TRT1
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), que atende a trabalhadores e trabalhadoras no estado do Rio de Janeiro, realizou, na semana passada, a primeira reunião Conselho de Governança Participativa e Estratégica dentro da nova gestão para tratar dos temas inerentes à estratégia institucional, incluindo a aprovação do Plano Estratégico para o período 2021/2026. O documento define os principais objetivos que irão nortear o órgão nos próximos seis anos.

O encontro começou com a apresentação dos resultados do TRT1 do último ciclo, entre 2015 e 2020. Um dos destaques do período foi o alcance na redução do tempo médio da tramitação dos processos, tanto na fase de conhecimento quanto na de tempo médio total do Tribunal. Já em relação às metas relacionadas às áreas de governança e de apoio, mereceram reconhecimento os indicadores associados à execução orçamentária e o de satisfação do público interno focado no clima organizacional.

Em seguida, foram aprovados os elementos que irão compor o Plano Estratégico 2021-2026 do Regional fluminense, entre eles, a missão do órgão, que passa a ser “realizar Justiça, no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania”, em alinhamento com a Justiça do Trabalho. Já o novo conceito de visão reforça os princípios da agilidade e efetividade com o seguinte objetivo: “ser reconhecida como Justiça ágil e efetiva, que contribua para a pacificação social e o desenvolvimento sustentável do país”. Para isso, o TRT1 terá como valores a ética, acessibilidade, agilidade, eficiência, transparência, inovação, valorização das pessoas, sustentabilidade, efetividade, comprometimento, segurança jurídica, respeito à diversidade e resiliência.

Os integrantes do Conselho definiram ainda os objetivos estratégicos e a cesta inicial de indicadores – etapa que contou com a atuação prévia dos Comitês de Efetividade na Prestação Jurisdicional e de Conhecimento, de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Gestão de Pessoas – que farão parte do Plano.

Fonte: TRT1