Justiça do Trabalho de Mato Grosso renova parceria com Ribeirinho Cidadão

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho de Mato Grosso renova parceria com Ribeirinho Cidadão
Fotoarte: TRT23
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT23), que atua em Mato Grosso, confirmou a participação na 14ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, que leva cidadania às comunidades carentes localizadas no Pantanal por meio de serviços na área jurídica, educacional e de saúde. O evento está programado para ocorrer na segunda semana de abril.

A Justiça do Trabalho é parceira do projeto desde 2012. Este ano, a perspectiva é doar computadores usados e kits contendo camisetas, mochilas, cadernos, cartilhas e gibis orientativos. “A nossa participação se dá através da doação de computadores usados e que não servem mais para o parque tecnológico da Justiça do Trabalho, mas que ainda têm condições de uso pelas pessoas que vão receber, sobretudo, aquelas que ainda não tiveram oportunidade de inclusão digital”, explica o juiz auxiliar da Presidência do TRT23, Ivan Tessaro.

O magistrado explica ainda que o material educativo vai levar temas relevantes da área trabalhista, como combate ao trabalho infantil, higiene e segurança no ambiente de trabalho e o combate ao trabalho escravo. “Basicamente, são essas as ações que a Justiça do Trabalho realiza em parceria com o Tribunal de Justiça estadual, que auxilia na realização deste projeto belíssimo chamado Ribeirinho Cidadão.”

Para o presidente do TRT23, Nicanor Fávero, “o Ribeirinho Cidadão é um projeto do qual o Tribunal tem orgulho de participar, pois leva ações de cidadania e atendimento às comunidades da região do Pantanal que carecem de assistência e da presença do Poder Público”. “Somos parceiros já há muito tempo porque sabemos da importância do projeto, de modo que não seria diferente na edição deste ano.”

Ribeirinho Cidadão

O projeto é realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e Defensoria Pública do Estado com o apoio de diversos órgãos e instituições. Segundo o juiz coordenador, José Antônio Bezerra, os materiais didáticos doados pelo TRT23 serão utilizados para realizar atividades lúdicas com as crianças que participam do projeto e os computadores serão destinados aos municípios de Santo Antônio do Leverger, Juscimeira e Barão de Melgaço. “O presidente Nicanor tem sido incansável no apoio ao projeto. Isso se dá pela credibilidade e a seriedade do trabalho. O TRT e os órgãos do judiciário estão todos munidos com o propósito de servir e fazer a verdadeira inclusão social.”

Conforme o coordenador, a pandemia será o maior desafio desta edição. Para garantir a segurança de todos durante o projeto, serão adotadas diversas medidas, como uso obrigatório de máscara, álcool em gel em todas as salas de atendimento e distanciamento entre as pessoas. “Para evitar aglomeração, não realizaremos o casamento comunitário. Precisamos ajustar o formato, mas o projeto está garantido.”

Fonte: TRT23

Ouça boletim de áudio da matéria