Justiça do Mato Grosso do Sul passa a utilizar aviso de recebimento digital

Você está visualizando atualmente Justiça do Mato Grosso do Sul passa a utilizar aviso de recebimento digital
Arte: Arquivo CNJ
Compartilhe

Desde março, a Secretaria Judiciária, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação, passou a realizar o envio de documentos por meio de Aviso de Recebimento (AR) Digital. Com isso, integra-se o Sistema de Automação da Justiça (SAJSG5) ao sistema dos Correios, garantindo um melhor desempenho e resultado na prestação jurisdicional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

O AR Digital é um serviço disponibilizado pelos Correios e tem por objetivo automatizar o processo de correspondências entre os sistemas de instituições. Já utilizado no 1º Grau, por meio dele o servidor não mais necessita preparar o documento físico para envio.

Se antes era necessário imprimir, etiquetar, envelopar, carimbar, criar uma guia dos Correios, enviar, depois o receber para então digitalizar a resposta nos autos, agora a produção e envio são feitos de forma totalmente digital pelo SAJ. O próprio sistema encaminha a versão já digitalizada para os Correios que, por sua vez, irá entregá-lo com o AR e digitalizar a devolução, cuja imagem será juntada automaticamente no SAJSG5.

Percebe-se, deste modo, o ganho na celeridade do processo, bem como a oportunidade de alocar os servidores, que antes se dedicavam a esse trabalho meramente burocrático, a outras atividades fins do processo. Além disso, a utilização do AR Digital representa uma economia aos cofres públicos em relação ao sistema antigo, bem como contribui significativamente com o meio ambiente.

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária