Justiça do Maranhão promove palestras de Linguagem Simples no Judiciário

Você está visualizando atualmente Justiça do Maranhão promove palestras de Linguagem Simples no Judiciário
Compartilhe

Estão abertas as inscrições de magistrados e magistradas, servidores e servidoras para as palestras “Linguagem Simples e Acessibilidade” e “Linguagem Simples e Inovação no Serviço Público” que serão realizadas no dia 7 de fevereiro, às 15 horas, no formato virtual pela plataforma Zoom.

As palestras fazem parte das ações de capacitação desenvolvidas pelo Projeto “Simplificar é Legal”, de iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça, com o objetivo de aprimorar a comunicação do Poder Judiciário maranhense com a sociedade por meio da simplificação da linguagem jurídica para o público leigo em Direito.

A capacitação será destinada à formação de magistrados e magistradas, servidoras e servidores dos setores judiciais e administrativos do Tribunal de Justiça do Estado, Corregedoria Geral da Justiça, Escola Superior da Magistratura e comarcas da capital e interior do Estado.

Para participar e obter o Certificado de participação, o interessado deverá acessar o sistema Tutor (ESMAM) e efetuar a inscrição, no período de 1º a 6 de fevereiro, sem prorrogação.

Acessibilidade e inovação

A palestra “Linguagem Simples e Acessibilidade”, às 15h, será ministrada pela jornalista Patrícia  Almeida, mestra em estudos da deficiência e especialista em Linguagem Simples e coordenadora do Guia “Simples Assim”, que demonstra a aplicação prática dessa técnica para facilitar a comunicação por meio de textos e desenhos.

A palestra “Linguagem Simples e Inovação no Serviço Público”, às 16h, será ministrada pelo pedagogo Rodrigo Narcizo, mestre em Educação e servidor público federal. Cofundador da Rede Inovação Pública, participou da banca julgadora do concurso “´Piores Palavras 2023”, realizada em parceria com o Linguagem Simples Lab.

Durante as palestras, os instrutores vão informar sobre os objetivos, recursos e aplicação da técnica de linguagem simples na redação e produção visual da comunicação de atos e documentos, conforme orientação do Conselho Nacional de Justiça e Supremo Tribunal de Justiça.

Linguagem simples

A simplificação de atos, documentos e comunicações do Poder Judiciário foi recomendada para todos os tribunais de Justiça no “Pacto Nacional pela Linguagem Simples”, lançado pelo Supremo Tribunal Federal, para o Judiciário de todo o país em 4 de dezembro de 2023.

O pacto consiste na adoção de ações, iniciativas e projetos em todos os segmentos da Justiça e em todos os graus de jurisdição, com o objetivo de adotar linguagem simples, direta e compreensível a todos os cidadãos na produção das decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade.

O Tribunal que adere se compromete a eliminar termos excessivamente formais e dispensáveis à compreensão do conteúdo a ser transmitido; adotar linguagem direta e concisa nos documentos, comunicados públicos, despachos, decisões, sentenças, votos e acórdãos; explicar, sempre que possível, o impacto da decisão ou julgamento na vida do cidadão; utilizar versão resumida dos votos nas sessões de julgamento, sem prejuízo da juntada de versão ampliada nos processos judiciais; fomentar pronunciamentos objetivos e breves nos eventos; reformular protocolos de eventos, dispensando formalidades excessivas e utilizar linguagem acessível à pessoa com deficiência (Libras, audiodescrição e outras) e respeitosa à dignidade de toda a sociedade.

Fonte: TJMA

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária