Para dar transparência aos serviços prestados pelo Balcão Virtual, novo canal de comunicação com a sociedade, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aprimorou a ferramenta. Agora, o usuário ou usuária, ao ingressar na sala virtual, saberá o seu lugar na fila de espera para atendimento. O Balcão Virtual simula o auxílio presencial por uma chamada de videoconferência, das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, em virtude da pandemia da Covid-19.
Desde o início da implantação, em 22 de março, 254 varas de 45 comarcas já têm o serviço à disposição. Até o dia 7 de junho, todas as 111 comarcas terão o Balcão Virtual em funcionamento nas 384 unidades. O aperfeiçoamento da ferramenta teve origem na sugestão de servidores e servidoras nos primeiros dias de trabalho.
O primeiro ajuste foi a inclusão de um alerta sonoro a cada ingresso de novo usuário no ambiente virtual, uma vez que os profissionais do Judiciário catarinense trabalham com várias guias de internet abertas ao mesmo tempo. “Após duas semanas da implantação do Balcão Virtual nas comarcas da Capital e de Joinville, coletamos as sugestões dos usuários. Uma das observações foi tornar transparente para o público externo a sua posição, ou seja, a ordem de chegada. Desde a semana passada esta novidade já está implantada: o cidadão ou cidadã que acessar o Balcão Virtual visualizará na sua tela o número que indica a sua ordem de entrada”, explicou a assessora técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação Eulésia de Souza.
Sem a necessidade de agendamento, o Balcão Virtual é acessado a partir da página eletrônica do TJSC. O atendimento a distância leva em conta todos os procedimentos que são feitos de forma presencial, como o respeito ao atendimento presencial e a necessidade da apresentação de documento oficial de identificação quando solicitado.
Fonte: TJSC