Justiça de Alagoas destina quase 100 toneladas de material para reciclagem

Você está visualizando atualmente Justiça de Alagoas destina quase 100 toneladas de material para reciclagem
Cooperados trabalham na reciclagem de papel, papelão, plástico e outros materiais. Foto: Caio Loureiro
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) já encaminhou 99.554,57 quilos de lixo para reciclagem. Implantada em junho de 2016, a coleta seletiva no Judiciário funciona nas sedes do TJAL, Corregedoria e Escola da Magistratura (Esmal), além dos Fóruns de Maceió e Arapiraca.

Na Capital, os resíduos são destinados à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum). Nesta segunda (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente do TJAL, Fernando Tourinho, visitou o local e reforçou a preocupação do Judiciário alagoano com a questão ambiental.

“Temos que procurar fazer a nossa parte, incentivar para que mais servidores e magistrados contribuam com a coleta. Se pensamos em ter saúde, temos que melhorar o meio ambiente, fazendo o descarte correto desse material”, enfatizou o desembargador.

Segundo Alexandre Caiado, coordenador do Núcleo Socioambiental do TJAL, o objetivo é se aproximar dos números de 2019, quando quase 48 toneladas de material foram destinadas à reciclagem.

“A pandemia prejudicou a questão da coleta seletiva, mas estamos retomando. Vamos fazer um corpo a corpo cada vez maior para que as pessoas tragam mais materiais e a gente possa encaminhar de maneira correta para o descarte”, afirmou o coordenador, ressaltando que o TJAL tem planos de levar a coleta seletiva para mais unidades da capital e também para Palmeira dos Índios.

A coleta seletiva no Judiciário de Alagoas é feita pelos profissionais que atuam na limpeza (coleta interna). Servidores também colaboram trazendo material reciclável de suas casas (coleta externa). Aqueles que mais contribuem com a iniciativa são agraciados pela Presidência do TJAL.

Famílias beneficiadas

A Cooplum beneficia, atualmente, 30 famílias. Elas trabalham na reciclagem de papel, papelão, isopor, plástico, garrafas pet, entre outros materiais. Na cooperativa, o material é separado, prensado e, posteriormente, vendido para ajudar as famílias.

A secretária da Cooplum, Sandra Oliveira, afirmou que a coleta seletiva feita pelo TJAL tem sido importante para os cooperados. Ela reforçou ainda a necessidade de a população ter mais consciência quanto ao descarte correto.

“As pessoas até fazem a separação, mas por não terem a noção de onde descartar de forma correta, acaba indo tudo para o aterro. O ideal é entrar em contato com alguma cooperativa que atenda sua área. Não vai ter custo para ela ir à sua casa e fazer o recolhimento”.

Semana do Meio Ambiente

Nesta quarta (7), às 8h30, o TJAL promove mais uma edição da Feira Agroecológica, na Praça Deodoro. A feira é aberta ao público e contará com oficina de comidas típicas juninas do SENAR. A oficina ocorrerá a partir das 9h, voltada para os menores aprendizes do tribunal.

Haverá ainda distribuição de mudas de tomate cereja e rúcula; venda de comidas típicas juninas e apresentação de um trio de forró pé de serra. Outra novidade é que os clientes que fizerem compras a partir de R$ 30 concorrerão a uma muda de acerola e a um voucher de R$ 50 para ser usado na próxima feira.

Ainda na quarta, às 10h, o TJAL premia os magistrados e servidores que mais contribuíram para a redução no consumo de energia, resmas de papel e impressões, entre 2019 e 2022. A solenidade acontece no Pleninho, no primeiro andar. A unidade judiciária com maior média de redução em cada um dos indicadores também será agraciada.

Fonte: TJAL

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade