Justiça alagoana promove curso para pretendentes à adoção durante Encontro

Você está visualizando atualmente Justiça alagoana promove curso para pretendentes à adoção durante Encontro
Andréa e Agnaldo revelam a emoção em participar do curso de preparação para a adoção. Foto: Caio Loureiro
Compartilhe

No dia em que é comemorado o Dia Nacional da Adoção, 30 pessoas se habilitaram para adotar uma criança através do curso de preparação de pretendentes à adoção, promovido pela 28ª Vara da Infância da Capital. A capacitação foi realizada nesta quinta (25/5), no Maceió Shopping, durante o 12º Encontro Estadual de Adoção.

Priscila Azevedo, assistente social da 28ª Vara, explicou que o curso é uma etapa essencial que promove a preparação psicossocial e jurídica dos pretendentes.

“No curso, são abordados os aspectos jurídicos, os aspectos psicológicos que envolvem toda a emoção da preparação, os aspectos sociais e também apresentamos como funciona o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento”, contou ela.

Ainda segundo a assistente social, outro aspecto trabalhado é a apresentação da realidade das crianças que estão à espera de uma família nas instituições de acolhimento.

“Durante o curso, são mostrados vídeos do projeto ‘Adoções Possíveis’, às vezes temos falas de pessoas que já adotaram. Então a realidade vai se mostrando a todo o momento. Sempre orientamos que visitem e conheçam o perfil da criança real que está nos abrigos”, enfatizou Priscila.

Emoção da preparação

Andréa e Agnaldo Mourão fazem parte dos casais participantes do curso de pretendentes. Para eles, iniciar todo esse processo tem sido muito emocionante.

“A gente fica muito ansioso e muito feliz. Queremos adotar porque é um amor tão grande ser mãe, a gente quer completar a nossa família. Já ficamos imaginando como vai ser a criança, o rostinho, as roupas, todos esses detalhes”, relatou Andréa.

Agnaldo não esconde a emoção de estar se preparando para receber mais um membro da família.

“Queremos aumentar a nossa família e sermos ainda mais felizes. A gente já se sente pai e mãe, mesmo antes do nosso filho chegar. Só em estar aqui participando e acompanhando, já ficamos emocionados”, disse Agnaldo.

Nadir Pereira é mãe por adoção de Aretha, de 4 anos, e agora se prepara novamente para adotar uma criança.

“Que benção é ter a minha filha. É tão bom ser mãe. Minha filha é a menina mais linda e especial do mundo. É corrido, é difícil às vezes, mas é uma maternidade real. E é tão legal vê-los vivendo e compartilhando tantos momentos com a gente”, contou aos demais participantes do curso.

O Encontro

De 24 a 26 de março, o Poder Judiciário de Alagoas promove o 12º Encontro Estadual de Adoção. O evento, no Maceió Shopping, conta com palestras, exposição fotográfica e plantão para tirar dúvidas sobre adoção e apadrinhamento.

Confira  a programação

Fonte: TJAL

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais