Justiça acreana contrata plataforma para aprimorar gestão de dados

Você está visualizando atualmente Justiça acreana contrata plataforma para aprimorar gestão de dados
Foto: Ascom TJAC
Compartilhe

Com o entendimento que a Inteligência Artificial (IA), ao ser aplicada no Poder Judiciário, pode contribuir com a agilidade e coerência do processo de tomada de decisão, a gestão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a pedido da Corregedoria-Geral da Justiça, contratou serviços de Solução de Business Intelligence (BI), da Qlik Sense, uma poderosa ferramenta que possibilita a visualização e de descoberta de dados com capacidade de inteligência de negócio e autoatendimento, permitindo a extração, a transformação e a carga de dados, para suporte à tomada de decisão para atender as demandas do Poder Judiciário do Estado do Acre.

Prontamente, o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) aprovou a contratação da plataforma, que será administrada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DITEC). A necessidade de sua contratação se justifica para o cumprimento das metas nacionais do Conselho Nacional de justiça (CNJ), como a Justiça em Números, monitoramento de indicadores das políticas judiciarias e administrativas (Metas do CNJ) e monitoramentos das ações de governança.

A determinação pelo atingimento de metas judiciais, presentes na Resolução CNJ n.º 333/2020 e Portaria n.º 119 de 14/04/2021, trouxe diversas transformações ao TJAC. Tanto na reorganização dos processos de trabalho para o cumprimento das demandas, como em respostas positivas para a sociedade. Para manter o controle do cumprimento dessas metas, bem como análises preditivas dos pontos de ação necessários a serem cumpridos, cada vez mais o Poder Judiciário é instigado a fornecer informações de processos judiciais e a transparência dos atos da administração.

Para o gerente de Sistemas da DITEC/TJAC, Samuel Braz de Araújo, a ferramenta deve assegurar a gestão de negócios do TJAC envolvendo: coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações, propiciando uma gestão mais assertiva. “A aquisição (da plataforma) garante a análise de grandes volumes de dados e informações e torna o processo de tomada de decisões mais eficiente por parte dos gestores, tanto na área judicial quanto na área administrativa”, concluiu o gerente.

Atualmente, a plataforma encontra-se na fase de implantação. Em seguida, serão disponibilizadas as capacitações técnicas, além do programa para alfabetização de dados para magistrados e gestores. A finalidade é engajar e nivelar os servidores para que possam compreender, analisar dados, construir gráficos e painéis de BI, com o intuito de melhor subsidiar os processos de tomada de decisão nos mais diversos setores da administração. Posteriormente, a disponibilização da ferramenta de consulta para clientes internos e externos, assim, a um curto prazo de tempo o jurisdicionado poderá acessar a solução pelo portal da transparência e na de estatísticas do site do TJAC.

Após a implantação da Solução de Business Intelligence (BI), da Qlik Sense, o TJAC projeta:

Garantir a infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação apropriada às atividades do Poder Judiciário do Estado do Acre;
Reduzir o tempo gasto para confecção de relatórios estatísticos do Poder Judiciário;
Oferecer que os usuários ganhem maior independência para confecção dos relatórios estatísticos do Poder Judiciário;
Criar painéis de informações disponíveis ao cidadão comum, privilegiando o princípio da transparência do Poder Judiciário;
Evitar o retrabalho que existe hoje em vários setores e sistemas para gerar relatórios estatísticos;
Construir Painéis (dashboards) para o portal Transparência;
Alta disponibilidade de dados e informações;
Permitir a distribuição compartilhada de relatórios e alerta sobre informações estratégicas do TJAC;
Melhorar controle orçamentário e financeiro;
Melhorar disponibilidade de dados estatísticos aos diversos órgãos judiciais;
Disponibilizar dados estratégicos e painéis de acompanhamento de metas do Poder Judiciário – CNJ;
Monitorar os gastos de custeios e investimentos, tais como: consumo de água, energia, folhas de papel, impressão, obras, matérias de consumo e permanentes, combustíveis e serviços gráficos;
Monitorar as centrais de serviços de TIC contratadas pelo Tribunal;
Monitoramento de informações de pessoal e material.

Fonte: TJAC

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados