Justiça acompanha ação em comunidade indígena na em São Gabriel da Cachoeira (AM)

Você está visualizando atualmente Justiça acompanha ação em comunidade indígena na em São Gabriel da Cachoeira (AM)
Foto: Chico Batata/ TJAM
Compartilhe

O diretor da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (Ejud/TJAM), desembargador Cezar Bandiera, acompanhado dos magistrados Paulo Feitoza, coordenador de cursos da Ejud e Áldrin Rodrigues, juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ/AM), além da equipe de servidores da Ejud, visitaram a comunidade indígena Ilha Camanaus onde serviços de cidadania estavam sendo executados pela equipe do cartório extrajudicial da comarca.

No local que também é conhecido como Ilha Duraka (distante 22 km da Sede do município) vivem 50 famílias das etnias Tukano; Dessana; Piratapuia; Karapassa; Baré e Tariana. O trajeto até a comunidade dura cerca de 40 minutos, sendo parte feita de carro e outra por meio de uma travessia no rio Negro feita em lanchas.

Para celebrar a chegada do Poder Judiciário as crianças indígenas apresentaram a dança do mauaco, um ritual indígena realizado sempre que a comunidade recebe autoridades.

Logo após a apresentação foi iniciada a ação de cidadania onde os moradores da localidade tiveram acesso a serviços, como registro de casamento; expedição de certidão de nascimento; reconhecimento de paternidade; entre outros. Ao total foram 68 emissões de 2.ª via de certidões de nascimento,12 registros de nascimento, além de solicitação de serviços.

Foi o caso do senhor Ricardo e de dona Virgelina, ambos da etnia Tukano, que aproveitaram a oportunidade para solicitar a realização de um casamento coletivo na comunidade para poder registrar a união de 37 anos. “Demorou muito para tirar esse casamento civil, porque é muita dificuldade. Estou feliz, porque nós precisamos disso também. Esse casamento civil era o que faltava”, disse Ricardo Bricenio.

De acordo com o diretor da Ejud, desembargador Cezar Bandiera, “a visita à comunidade foi importante para o relatório final do protocolo de atendimento aos povos indígenas, que consiste no conhecimento de suas culturas, tradições, línguas e costumes”.

Fonte: TJAM

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais