Magistradas, magistrados, servidoras e servidores já podem se inscrever nos cursos avançados de ciência de dados oferecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no âmbito do Programa Justiça 4.0. Os cursos foram anunciados durante o Webinário de Lançamento do 2.º Ciclo dos Cursos Avançados de Ciência de Dados do Justiça 4.0.
Entre março e junho deste ano, o programa ofereceu o primeiro ciclo de cursos na área. A próxima etapa traz três novas formações: Processamento de Big Data em R e Python; Mineração de Textos Avançada; e Relatórios e Automações Profissionais com R.
As pré-inscrições para os cursos do 2.º Ciclo ocorrem até 1.º de julho, e a lista de pessoas selecionadas será divulgada no dia 7 de julho.
Os cursos terão início em 4 de agosto. As pré-inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no link: https://formularios.cnj.jus.br/formulario-de-pre-inscricao-cursos-avancados-de-ciencia-de-dados/.
Todos os cursos avançados foram elaborados para fortalecer as competências técnicas dos participantes, especialmente no tratamento e na análise de dados complexos. O curso Relatórios e Automações Profissionais com R vai permitir aos alunos, por meio da linguagem de programação R, criar relatórios avançados e automações; o de Processamento de Big Data em R e Python terá como foco a manipulação de grandes volumes de dados e análises complexas; e o de Mineração de Textos Avançada visa o desenvolvimento de soluções para problemas relacionados a dados de texto.
As capacitações são síncronas e destinadas exclusivamente a profissionais do Poder Judiciário brasileiro que possuam conhecimentos básicos nas linguagens e ferramentas abordadas.
Posteriormente, as aulas serão disponibilizadas em formato autoinstrucional, na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud) do CNJ, para todas as pessoas interessadas.
Acesse a página dos cursos e saiba mais
Em caso de dúvidas, escreva para cursocienciadedados@cnj.jus.br.
Confira o Webinário de Lançamento do 2.º Ciclo dos Cursos Avançados de Ciência de Dados do Justiça 4.0:
Programa Justiça 4.0
Fruto de parceria entre o CNJ e o Pnud, a iniciativa conta com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seu objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população, além de otimizar a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do sistema de justiça.
Texto: Danielle Pereira
Edição: Ana Terra
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias