A Justiça Estadual do Ceará integra os mutirões realizados no Dia Nacional da Conciliação. Cerca de 20 mil audiências estão agendadas em todo o Estado, na capital e no interior. Somente em Fortaleza, estão programadas mais de 15 mil conciliações.
As atividades foram abertas às 7h30, no Fórum Clóvis Beviláqua, um dos maiores pontos de concentração de público. Durante todo o expediente, haverá apresentações artísticas e culturais. A expectativa é que as partes atendam à convocação da Justiça para se alcançar o maior número de acordos possíveis.
Em Fortaleza, além da mobilização dos magistrados das 18 Varas de Família, 30 Varas Cíveis e 20 Juizados Especiais e seus três anexos, participam do movimento pela conciliação juízes das Varas Criminais, de Penas Alternativas, Júri, Tóxico, Trânsito, Execuções Criminais, Fazenda Pública, Execuções Fiscais, Registros Públicos, Falências e Concordatas. No total, 145 magistrados estão envolvidos na força-tarefa. Esse contingente receberá, ainda, o apoio de mais de 2 mil servidores da Justiça, que exercerão a função de conciliador ou de apoio na conclusão dos expedientes.
Na Central de Conciliação do Tribunal de Justiça, dez desembargadores vão promover, ao longo do dia, 161 conciliações, entre elas, 20 audiências relativas a precatórios. No interior do Estado, todos os 202 magistrados realizarão quase 5 mil sessões conciliatórias no dia. O movimento recebe ainda o aval de 214 defensores públicos, 348 promotores de justiça e 30 procuradores de justiça.
A Universidade de Fortaleza também aderiu ao projeto e vai disponibilizar uma infra-estrutura de 120 cabines de atendimento e 20 salas de apoio, para o Dia Nacional da Conciliação, além de uma equipe de 520 pessoas, entre estudantes e professores universitários habilitados para facilitar o diálogo entre as partes.
Segurança
Nos locais de audiência de maior concentração de pessoas há um reforço no policiamento. No Fórum Clóvis Beviláqua, onde funcionam as 18 Varas de Família e as 30 Varas Cíveis, trabalham 52 homens, nas dependências internas do prédio. A área externa conta com cobertura de 49 policiais. Já a Universidade de Fortaleza recebe o apoio de 34 policiais, além da segurança privada da instituição. Em cada uma das 20 Unidades dos Juizados Especiais e nos seus três anexos, estão três policiais. Esse contingente poderá ser ampliado caso haja solicitação de magistrado. As atividades recebem ainda o reforço do Batalhão de Choque da Polícia Militar, da Companhia de Policiamento Rodoviário do Ceará (CPRV) e do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER. (Assessoria de Comunicação TJSE)