Judiciário de RO recebe selo Diamante do Prêmio CNJ de Qualidade 2021

Você está visualizando atualmente Judiciário de RO recebe selo Diamante do Prêmio CNJ de Qualidade 2021
Arte: TJRO
Compartilhe

O desembargador Paulo Kiyochi Mori recebeu com emoção o reconhecimento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na entrega do Prêmio CNJ de Qualidade 2021. O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) recebeu, pela terceira vez consecutiva, o selo Diamante, honraria conferida ao três tribunais de Justiça que tiveram melhor desempenho em governança, produtividade, transparência, qualidade da informação e avanços tecnológicos.

O TJRO obteve 82,2% da pontuação, enquanto o Tribunal de Roraima alcançou 88,4% e o do Distrito Federal e Territórios, 91,6%, O anúncio foi feito pelo secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ, juiz federal Marcus Lívio Gomes, que explicou que são avaliados 137 critérios, para uma aferição complexa e sistematizada do desempenho dos 91 tribunais brasileiros.

Os vencedores do Prêmio CNJ de Qualidade foram apresentados durante o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário e contou com a participação de presidentes dos tribunais, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, responsáveis pela área de Gestão Estratégica e servidores da área de estatística. Durante o evento, os presidentes dos 91 tribunais brasileiros, sob a coordenação do CNJ, também aprovaram as metas nacionais e específicas do Judiciário para 2022.

O presidente do TJRO Paulo Mori falou da importância do Prêmio para o órgão. “Somos tri. Esse prêmio é comemorado por todos. Estamos felizes, pois apesar dos desafios que a pandemia trouxe, com muitas perdas e obstáculos, continuamos firmes, com serviços considerados de excelência. Nossa base está solidificada e, por isso, queremos mais.”

O magistrado evidenciou que conta com a cooperação pessoas e entidades essenciais à administração da Justiça, como a advocacia, membros do Ministério Público e Defensoria e procuradorias. “Nossas parcerias visam à sustentabilidade de nossa e das futuras gerações, inclusão, responsabilidade e foco na agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.”

Mori fez um destaque para o empenho e senso de pertencimento de magistrados, magistradas, servidoras e servidores de cada fórum, de cada vara, em todas as comarcas. Para o desembargador, esse “vestir a camisa” do Judiciário é que faz com que os resultados no Prêmio sejam tão expressivos. “Se a Justiça está melhor em seus números e no desempenho de suas atribuições é porque o serviço prestado ao cidadão também é melhor.”

O presidente do TJRO exaltou a receptividade de sua gestão quando das visitas que faz aos fóruns do interior do estado. O Tribunal atravessa todo o período de pandemia da Covid-19 sem que houvesse um dia sequer que a Justiça parasse. Tecnologia, planejamento, preparo e a persistência deram continuidade ao nível elevado com que a Justiça de Rondônia atendeu aos critérios de avaliação do CNJ. Preparo e disposição que mantiveram, também, elevada a qualidade do atendimento à população que procura o acesso à Justiça de Rondônia. “Vamos lutar para receber outras comendas que só fazem engrandecer a justiça de nosso país, sempre em busca da paz.”

O trabalho da Corregedoria-Geral do TJRO junto a magistrados, magistradas, servidores e servidoras no acompanhamento e orientação foram essenciais para os altos índices alcançados, em especial os relacionados à produtividade. “Nós somos tri”, comemorou o desembargador Valdeci Castellar Citon, corregedor-geral da Justiça.

“Desde sempre o Tribunal vem sendo construído para essa finalidade, de sempre ter um serviço de excelência e nós estamos conseguindo pelo terceiro ano seguido com o Selo Diamante”, afirmou o corregedor, que parabenizou a todos pelo resultado positivo da Justiça de Rondônia.

Fonte: TJRO

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária