Investimentos garantirão autonomia da internet em tribunal potiguar

Você está visualizando atualmente Investimentos garantirão autonomia da internet em tribunal potiguar
Compartilhe

Investimentos de R$ 3,5 milhões do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) na aquisição de equipamentos para área de tecnologia da informação irão possibilitar a expansão do processo eletrônico na Justiça Estadual potiguar, com melhorias substanciais na capacidade de armazenamento de dados e da rede do tribunal. Hoje o sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) está presente em 100 das 235 unidades da Justiça estadual. Com as melhorias que estão sendo implantadas, será possível alcançar a marca de 100% em até dois anos.

O secretário de Tecnologia da Informação, Gerânio Gomes, aponta que com a aquisição dos equipamentos, principalmente storages, o TJRN garantirá uma autonomia de armazenamento pelos próximos cinco anos, já prevendo um crescimento da demanda processual de 10% ao ano. Os equipamentos já estão sendo instalados.

Segundo dados do levantamento Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 64% dos novos processos que ingressam na Justiça do Rio Grande do Norte são eletrônicos – índice que deixa o TJRN em 11º no país. Ao todo, são 340.237 processos em tramitação no PJe e 264.682 usuários, incluindo magistrados, servidores, advogados, promotores, procurados e defensores. No próximo dia 16, o PJe será implantado na segunda instância do TJRN.

Capacidade

Gerânio Gomes explica que no início da atual gestão, em 2015, 85% da capacidade de armazenamento da rede já estava ocupada, comprometendo a expansão do PJe e o próprio funcionamento do sistema. “Não só não poderíamos expandir como também não havia como garantir o armazenamento dos dados”, afirmou. Havia então instabilidade do sistema, lentidão da rede e dificuldades para salvar informações, como a gravação de vídeos das audiências.

Para a melhoria da transmissão de dados entre as comarcas, o TJRN investiu na contratação de novos links, cujas velocidades serão praticamente dobradas. Hoje, o menor link opera com velocidade de 3 Mbps, valor que passará para 5 Mbps. Já o link do TJRN passará de 75 para 150 Mbps.

O titular da Setic ressalta que as melhorias de armazenamento, segurança dos dados e de velocidade da rede irão incrementar a performance do sistema PJe para os usuários. Aliás, a diretriz da gestão do desembargador Claudio Santos foi a de que o sistema fosse melhorado e se tornar-se mais estável antes que fosse expandido. Hoje, o PJe registra uma média de mil acessos simultâneos e o registro de indisponibilidades foi bastante reduzido.

Fonte: TJRN