Introdução à Pesquisa Judiciária será debatida por especialista do Ipea

Você está visualizando atualmente Introdução à Pesquisa Judiciária será debatida por especialista do Ipea
Compartilhe

Como produzir dados, como analisá-los e outras dúvidas relativas às etapas do processo de construção de pesquisa empírica aplicada ao direito são comuns entre acadêmicos e pesquisadores da área jurídica. Por isso, a convite do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Alexandre dos Santos Cunha, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fará na próxima quinta-feira (23/3) uma palestra com tema “Introdução à Pesquisa Empírica Aplicada à Política Judiciária”.

A capacitação é voltada para a Rede de Pesquisas Judiciárias e todos os magistrados e todas as magistradas, servidores e servidoras e pesquisadores e pesquisadoras que se interessam sobre o assunto, já realizam ou estejam buscando aprimoramento no desenvolvimento de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias. O evento será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube e está marcado para 17h, por meio da Plataforma Cisco Webex.

Acesse a programação do evento

A abertura do seminário sobre Introdução à Pesquisa Judiciária ficará a cargo da juíza auxiliar da presidência do CNJ Ana Lúcia Andrade Aguiar e haverá abertura para perguntas e respostas a partir das 18h10. Os seminários de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias têm como objetivo promover debates e reflexões em relação aos temas apresentados.

Desde 2021, o DPJ convida especialistas para democratizar o conhecimento acadêmico aproximando as pesquisas das autoridades que lidam com a prestação jurisdicional. Em 2022, o CNJ editou a Resolução CNJ n. 462, que instituiu a rede de pesquisas judiciárias e criou Grupos de Pesquisas Judiciárias (GPJ) nos órgãos do Poder Judiciário.

Texto: Regina Bandeira
Edição: Jônathas Seixas
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária