Instituições de pesquisa têm até 10 de maio para submeter propostas ao CNJ sobre aperfeiçoamento do judiciário

Você está visualizando atualmente Instituições de pesquisa têm até 10 de maio para submeter propostas ao CNJ sobre aperfeiçoamento do judiciário
Arte: Divulgação / CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está com inscrições abertas para que  instituições de ensino e pesquisa façam levantamentos e produzam informações, cujos resultados poderão servir de base para elaboração de diretrizes e políticas públicas em diversas áreas da Justiça. Sete temas foram selecionados para a 6.ª Edição do Projeto Justiça Pesquisa.

Os assuntos tratam de desafiadores problemas sociais brasileiros, como a situação do negro no sistema de justiça; pessoas com transtorno mental em conflito com a lei privadas de liberdade; curva de redução do número de adolescentes e jovens submetidos ao sistema socioeducativo e os motivos que levam pretendentes a pais a devolverem crianças e adolescentes em estágio de convivência ou em processo de adoção. Outro tema de pesquisa e estudo proposto aborda o reconhecimento em procedimentos criminais para identificação de pessoas no processo penal.

O reconhecimento facial – baseado em uma memória ativada durante um momento, em geral, de tensão e medo – tem sido causador de condenações injustas de pessoas inocentes. A pesquisa deve levantar, por exemplo, entre outros pontos, qual o perfil sociorracial das principais vítimas dos erros do judiciário.

Outros temas pautados no edital atual dizem respeito aos casos de tratamento degradante e de tortura encontrados no sistema socioeducativo e também como tem ocorrido a inserção social e laboral de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema penitenciário brasileiro e seu índice de efetividade.

O objetivo do trabalho é melhor conhecer o ambiente que cerca a questão laboral, como quais são as empresas que têm ofertado emprego aos egressos; as funções que lhes são oferecidas; os setores que mais empregam; a faixa salarial oferecida e outros dados.

Especificamente em relação ao tema da adoção, as instituições de pesquisa deverão analisar os efeitos da devolução na saúde psicológica e emocional das crianças e dos adolescentes e identificar variáveis no processo de habilitação e na preparação para adoção que podem vir a ser aprimorados, a fim de prevenir futuros fracassos no processo de adoção.

As pesquisas também deverão apontar propostas de soluções para os problemas detectados em termos de prestação jurisdicional. Não é permitida a participação de pessoas jurídicas de direito privado com fins lucrativos.

Os detalhes sobre os sete temas, e quais os pontos que as pesquisas deverão esclarecer estão bem detalhados no edital da série Justiça Pesquisa, que pode ser baixado aqui.

As propostas poderão ser enviadas até o dia 10 de maio, pelo formulário eletrônico disponibilizado em https://www.cnj.jus.br/justica-pesquisa-6ed.

Propostas de soluções

O edital – que está sob a coordenação do Departamento de Pesquisas Judiciais (DPJ/CNJ) –  oferece liberdade acadêmica para que as instituições desenvolvam as próprias escolhas metodológicas e teóricas, mas reserva, ao CNJ, o direito de propor ajustes aos projetos, para que os trabalhos atendam melhor o objetivo do projeto, que é gerar propostas de soluções potenciais aos problemas do Poder Judiciário.

Podem concorrer ao edital, instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas, e demais entidades incumbidas, regimental ou estatutariamente, de atividades de ensino ou de pesquisa ou de extensão, assim como fundações de apoio à pesquisa vinculadas às instituições, desde que sem fins lucrativos.

Obrigatoriamente, as propostas de pesquisas precisam abarcar investigação em, pelo menos, seis unidades da federação, observada, preferencialmente, a representatividade das cinco regiões geográficas brasileiras e dos tribunais dos três tipos de porte (pequeno, médio e grande, conforme classificação do relatório Justiça em Números 2022), em cada um dos segmentos de justiça que tenham pertinência ao tema de pesquisa. E a análise dos dados quantitativos deverá cobrir o período mínimo de cinco anos.

Texto: Regina Bandeira
Edição: Karina Berardo
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade