Instituições podem submeter propostas para desenvolver cursos de Java até dia 17

Você está visualizando atualmente Instituições podem submeter propostas para desenvolver cursos de Java até dia 17
Arte: Arquivo CNJ
Compartilhe

Foi prorrogado, até a próxima sexta-feira (17/3), o prazo de candidatura para instituições interessadas em firmar parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para desenvolver quatro cursos a distância sobre tecnologias em Java a servidores e magistrados do Judiciário. As candidaturas podem ser enviadas até as 23h59 do dia 17, conforme instruções contidas na página de oportunidades do PNUD 

A parceria permitirá a troca de conhecimentos entre a instituição selecionada e as equipes do CNJ, PNUD e tribunais, contribuindo para o fortalecimento de capacidades para desenvolver soluções tecnológicas voltadas à gestão e prestação jurisdicional.  

São elegíveis pessoas jurídicas (públicas ou privadas) sem fins lucrativos, como:  

  • instituições de ensino superior;   
  • centros de pesquisa;
  • fundações; e 
  • instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs). 

Para se candidatar, é necessário ter atuação comprovada em ensino na temática proposta, destacando-se ciência da computação, ciência de dados, engenharia de software e sistemas de informação. A instituição selecionada terá 14 meses para desenvolver e executar a proposta de quatro cursos síncronos – Java Básico, Java Avançado, Angular e Testes Automatizados – e, posteriormente, adaptar os conteúdos para a oferta autoinstrucional.  

Entre as atividades previstas estão a definição de metodologia, cronograma de atividades, proposta pedagógica e processos de seleção; a confecção dos conteúdos programáticos e materiais didáticos; e a realização de aulas, plantões de dúvida e atividades avaliativas.  

Cada curso síncrono deverá conter carga mínima de 40 horas, distribuídas entre aulas ao vivo e plantões de dúvidas on-line semanais, e atender até 250 cursistas. No total, estão previstos até 1 mil profissionais capacitados nos cursos síncronos. Já os cursos autoinstrucionais deverão ser compostos por videoaulas editadas, materiais didáticos e complementares e bancos de questões. Eles serão hospedados na plataforma Moodle do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD). 

As propostas serão avaliadas com base em critérios técnicos por um comitê composto por representantes do PNUD e do CNJ. A relação dos documentos necessários e os modelos para apresentação das propostas constam no site do PNUD. 

Transformação digital

As capacitações integram as ações de aperfeiçoamento funcional previstas no portfólio do Programa Justiça 4.0, fruto de cooperação técnica entre o CNJ e o PNUD e apoiado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).  

Além de desenvolver soluções tecnológicas para a transformação digital do Poder Judiciário, o Programa investe em capacitações em temáticas prioritárias, projetos para a prevenção e o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e recuperação de ativos e fortalecimento institucional. 

Texto: Vanessa Maeji 
Edição: Ana Terra
Agência CNJ de Notícias 

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas