Inscrições para voluntários da Semana da Conciliação terminam nesta sexta

Você está visualizando atualmente Inscrições para voluntários da Semana da Conciliação terminam nesta sexta
Compartilhe

Os interessados em participar como voluntários da Semana Nacional da Conciliação 2015 em Palmas podem realizar, até a sexta-feira (16/10), as inscrições para curso preparatório, a ser realizado no período de 16 a 20 de novembro. O cadastro deve ser feito no site do endereço www.tjto.jus.br/esmat. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por qual turma tem interesse em participar durante as atividades da mobilização pela conciliação.

As turmas disponibilizadas são: Formação de Conciliadores – Direito da Família e Formação de Conciliadores – Direito Civil, turmas I e II. São oferecidas 50 vagas para cada turma. Podem participar como voluntários servidores do Poder Judiciário, profissionais e acadêmicos das áreas do direito, psicologia e serviço social matriculados a partir do 5º período.

Em Tocantins, a Semana Nacional da Conciliação será realizada em Palmas e demais comarcas do interior. Praticamente todos os conflitos têm chance de acordo, incluindo, entre eles, questão como separação, partilha de bens, pensão alimentícia, guarda de filhos, dívidas em bancos, pendências financeiras, problemas de condomínio, problemas com empresas de telefonia, inventário, indenizações e DPVAT.

Esforço concentrado – A Semana Nacional da Conciliação, que acontecerá em todo o país entre 23 e 27 de novembro, é um esforço concentrado para conciliar o maior número possível de processos em todos os tribunais brasileiros. São selecionados os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito.

É uma das principais ações institucionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que atua padronizando a campanha, apoiando as ações dos tribunais e promovendo a divulgação. Em Tocantins, a Semana Nacional da Conciliação é coordenada pela juíza Umbelina Lopes Pereira, titular do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec).

Fonte: TJTO