Inovação social é tema do Desafio Universitário da Primeira Infância nesta terça-feira (21/7)

Você está visualizando atualmente Inovação social é tema do Desafio Universitário da Primeira Infância nesta terça-feira (21/7)
Compartilhe

Começa nesta terça-feira (21/7) o Desafio Universitário pela Primeira Infância. O concurso, que conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), envolve professores e estudantes universitários na busca de soluções práticas que melhorem a qualidade de vida das crianças de zero a seis anos de idade.

Para apoiar participantes e pessoas interessadas, a organização do Desafio realiza mais um webinar, agora com o tema “Primeira Infância e Inovação Social”. Com a participação de Maurício Taumaturgo, coordenador de Projetos Educacionais do CESAR, Thais Ferreira, especialista em primeira infância, e Elisa Marcondes, coordenadora do projeto Aprender na instituição Laboratório de Educação, o encontro virtual é nesta terça-feira (21/7), às 16h, no canal da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) no YouTube. A conversa será mediada por Filipe Rocha, pesquisador em Tecnologias para Primeira Infância da UNICAMP.

Desafio Universitário

Lançado em 1º de junho, o Desafio Universitário pela Primeira Infância mobiliza a comunidade acadêmica para planejar e estruturar projetos que apoiem as crianças de zero a seis anos de idade. Estudos científicos de diversas áreas apontam que é nesse período em que as competências humanas mais se desenvolvem. E as experiências que bebês e crianças vivenciam causam impactos profundos em sua vida inteira.

No Brasil temos um cenário crítico, que precisa de um olhar mais atento: são 20,6 milhões de bebês e crianças entre 0 e 6 anos. Desses, 1 em cada 3 vive na pobreza ou extrema pobreza; mais da metade da população acredita que as crianças só começam a aprender após os 6 meses, apesar de a ciência comprovar que ela aprende desde o útero.

O Desafio fomenta o pensamento crítico e a formação de profissionais de diversas áreas para atuar com temas relacionados à primeira infância que podem não apenas mudar o futuro, mas contribuam para melhores condições de vida no presente.

As inscrições estão abertas até 16 de agosto. Serão selecionadas três equipes, que vão receber R$ 10 mil para implementarem os projetos no primeiro semestre de 2021.

Veja aqui tudo sobre o Desafio Universitário pela Primeira Infância

Agência CNJ de Notícias