III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário aborda o tema “Estruturando a memória”

Você está visualizando atualmente III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário aborda o tema “Estruturando a memória”
Arte: CNJ
Compartilhe

Com a finalidade de resgatar, valorizar e preservar a história da Justiça brasileira registrada em documentos, processos, arquivos, entre outros, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu o dia 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário (Resolução CNJ n. 316/2020).

Para celebrar a data, acontece de 10 a 12 de maio o III Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (III Enam), em Porto Alegre (RS). O evento pretende reunir magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, integrantes da sociedade civil e profissionais das áreas relacionadas ao assunto.

O objetivo do encontro, que tem como tema “Estruturando a Memória”, é oferecer aos tribunais ferramentas e opções que possam auxiliar na implementação ou ampliação das atividades de preservação da história do Judiciário nacional, bem como no aperfeiçoamento da gestão documental em cada instituição.

A desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4) e conselheira do CNJ, Salise Sanchotene, que também preside a Comissão Permanente de Gestão Documental e de Memória do Poder Judiciário, estará presente na solenidade de abertura, com outros desembargadores e presidentes de tribunais. A solenidade de encerramento contará com a presença da ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Rosa Weber.

Durante os dois dias de evento, os palestrantes vão debater assuntos como a importância da memória do Judiciário, a preservação da memória, a estruturação dos cargos de historiador, arquivista, museólogo e bibliotecário, além de questões sobre concursos, convênios, contratos, deslocamento do TJRS para TJMRS e TRE – RS, entre outros.

Este ano, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, o III Enam é organizado em colaboração com cinco tribunais sediados no Rio Grande do Sul: Tribunal de Justiça (TJRS), Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Tribunal de Justiça Militar (TJMRS), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) e Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A programação completa do evento pode ser conferida no site da ENAM.

Texto: Michelle Martins
Edição: Karina Berardo
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade