Grupos reflexivos para autores de violência contra a mulher crescem 34% em Santa Catarina

Você está visualizando atualmente Grupos reflexivos para autores de violência contra a mulher crescem 34% em Santa Catarina
Foto: Arquivo TJSC
Compartilhe

Uma boa notícia: os grupos reflexivos para homens autores de violência contra mulheres estão em crescimento no estado de Santa Catarina.  De acordo com dados preliminares, que serão divulgados na íntegra no começo deste semestre, houve um aumento de 34,37%. Eram 32 grupos espalhados pelo estado em 2022; hoje já são 43.

Os números são da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que desenvolve, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC, o projeto Ágora. Em linhas gerais, a iniciativa fomenta a criação, a consolidação e a execução desses grupos reflexivos nas comarcas de Santa Catarina.

Conforme Michelle Hugill, secretária da Cevid, “os encontros permitem que os homens reconsiderem e analisem as relações de gênero e suas experiências diárias, gerando novos sentidos e significados em relação à construção das masculinidades e à socialização masculina”.

Na comarca da Capital, por exemplo, a execução dos grupos é feita em parceria com o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Por meio de determinação judicial, no momento da concessão de medida protetiva de urgência, os homens comparecem no setor psicossocial (exclusivo do Juizado na Capital) para entrevista e encaminhamento ao projeto.

São 12 encontros semanais com grupos fechados de 20 pessoas, das 19h às 20h.

A desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, responsável pela Cevid, afirma que “este ano o objetivo é focar na capacitação de novos facilitadores e na criação de novos grupos nas comarcas”.

Fonte: TJSC

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais