Fórum Permanente discute aprimoramento da auditoria interna no Poder Judiciário

Você está visualizando atualmente Fórum Permanente discute aprimoramento da auditoria interna no Poder Judiciário
Segunda edição do Fórum Permanente de Auditoria do Judiciário. Compõem a mesa (esq. para dir.): Johannes Eck, Gabriel Matos, Ricardo Fioreze e Luciana Matias. O cons. Giovanni Olsson participou por videoconferência. FOTO: G.Dettmar/Ag.CNJ.
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu início, na manhã desta segunda-feira (29/5), ao Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário – Edição 2023. Ao longo de três dias, magistrados, gestores públicos e servidores do Poder Judiciário debaterão temas práticos e teóricos relacionados à atividade de auditoria interna e práticas de gestão adotadas pelos órgãos públicos, em busca do aperfeiçoamento dos processos de gerenciamento de riscos, controle interno, integridade e governança.

O conselheiro do CNJ Giovanni Olsson participou do evento por videoconferência. FOTO: G. Dettmar/Ag. CNJ

Ao participar da abertura do Fórum, o conselheiro do CNJ e integrante da Comissão Permanente de Auditoria, Giovanni Olsson, apresentou o Manual de Auditoria do Poder Judiciário, elaborado para sistematizar os conceitos básicos sobre as principais legislações correlatas, o plano de trabalho, a organização, as competências, as diretrizes gerais e os procedimentos essenciais ao desenvolvimento das atividades de auditoria. “Com essa publicação, o Poder Judiciário brasileiro está dando mais um passo seguro na sua afirmação como um poder referencial nas práticas de auditoria”, destacou.

O secretário-geral do CNJ, Gabriel Matos, ressaltou o papel do CNJ como órgão de controle e fiscalização, voltado para a garantia do cumprimento dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Para ele, ao promover o Fórum Nacional de Auditoria, o órgão reafirma seu compromisso com a excelência na gestão pública. “Acreditamos que a integridade é a base para uma administração eficiente e para a manutenção da confiança da sociedade em nosso sistema Judiciário”, afirmou.

A secretária de Auditoria do CNJ, Luciana Matias, enfatizou a importância da Resolução CNJ n. 308/2020, que estabeleceu um sistema de auditoria interna para o Poder Judiciário. Segundo ela, a resolução é um importante pilar do sistema de controle interno previsto na Constituição, voltada para padronizar o processo de auditoria em todo país.

Além disso, a resolução também previu a realização do Fórum Permanente de Auditoria, um espaço dedicado ao debate, à discussão e à troca de experiências. “Reforço o compromisso para que possamos trabalhar em conjunto sempre em busca de melhores resultados administrativos: boa governança, melhoria dos controles e do gerenciamento de riscos”, pontuou

O diretor-geral do CNJ, Johaness Eck, falou das expectativas nas unidades de gestão em relação à auditoria interna. Para o diretor, é importante aproveitar todas as oportunidades para fomentar o diálogo entre gestão e auditoria para o desenvolvimento institucional dos órgãos do Poder Judiciário. Ele defende a consultoria como principal instrumento desse diálogo. “Nos últimos anos temos assistido esforços para implementação da consultoria a qual depende de algo muito difícil, uma mudança cultural, já que a atividade de avaliação é aquela que predomina há muito tempo no cotidiano das auditorias”.

O secretário Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica (SEP) do CNJ, Ricardo Fioreze, destacou a importância da auditoria como efetivo instrumento de execução da gestão da Administração Pública. “A auditoria precisa também refletir sobre suas práticas para aperfeiçoar essas rotinas e esses processos de trabalho”.

Em sua segunda edição, o Fórum Permanente de Auditoria do Poder Judiciário é realizado com o apoio dos órgãos do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (SIAUD-Jud). Os debates são transmitidos ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.

Texto: Michelle Martins
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária