FestLabs 2023: conselheira destaca importância da cultura da inovação

Você está visualizando atualmente FestLabs 2023: conselheira destaca importância da cultura da inovação
Foto: Ascom TRF4
Compartilhe

A relevância da plataforma da Rede de Inovação do Poder Judiciário Brasileiro (Renovajud) foi destacada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na abertura do III Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs). A realização do evento, iniciado na manhã da segunda-feira (18/9), em Porto Alegre, é uma parceria entre o Tribunal de Justiça (TJRS), o Tribunal de Justiça Militar (TJMRS), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com apoio do CNJ.

A conselheira Salise Sanchotene frisou que a Renovajud foi criada para impulsionar a gestão de inovação de forma colaborativa para produzir novas soluções de impacto no Judiciário. “Esse encontro, feito pelos próprios laboratórios, dissemina a importância da cultura da inovação, atuando em sintonia com as diretrizes do programa Justiça 4.0”, afirmou Sanchotene, em referência ao investimento do CNJ na atuação dos laboratórios de Inovação e ao programa do CNJ que impulsiona a transformação digital do Judiciário para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis.

A plataforma da Rede reúne iniciativas como projetos, protótipos, pesquisas e ações; divulga cursos, oficinas e seminários sobre o tema; reúne os contatos dos laboratórios de inovação; armazena documentos, ferramentas e modelos, além de ser um fórum de discussões e integração e troca de experiências.  A plataforma é uma base de dados viva, disponível não só para o público interno do Poder Judiciário como para toda a sociedade.

Em sua fala, a conselheira registrou ainda o acerto da iniciativa do Conselho em oficializar a gestão da inovação como uma política nacional do Judiciário. “Atualmente, a Justiça está se desenvolvendo na política da gestão da inovação, alcançando uma grande visibilidade graças ao trabalho dos laboratórios de inovação e das pessoas que atuam diariamente neles”, ela declarou.

Com o tema “Inteligências para a Inovação”, o encontro explora três eixos dessa capacidade: a humana, a artificial e a colaborativa. O evento, que segue prosseguiu na até terça-feira (19/9), reúne reuniu mais de 400 magistrados e magistradas e servidores e servidoras que atuam nas áreas de inovação de cortes e outros órgãos da Justiça brasileira.

Troca de experiências

“A realização deste importante evento possibilitará aos tribunais brasileiros essa desejada troca de experiências e formação de novas parcerias, promovendo o fortalecimento da Política de Gestão da Inovação no Poder Judiciário instituída pelo CNJ”, destacou a presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira.

A realização do evento que incentiva a inovação e a importância da parceria entre os tribunais gaúchos foi destacada pelo presidente do TRT-4, desembargador federal Francisco Rossal de Araújo, e pelo presidente em exercício do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes. No mesmo sentido, o presidente do TJMRS, desembargador militar Amílcar Fagundes, salientou que o FestLabs “é fundamental para a discussão das inteligências e avanços tecnológicos entre todos os Tribunais”.

O presidente do TRF-4, desembargador federal Fernando Quadros da Silva enfatizou o engajamento dos servidores das cortes sediadas no estado para a efetivação do encontro.

A representante da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Helena Mallmann, aproveitou para parabenizar a desembargadora Iris Helena pela simbologia de ter sido a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça gaúcho. “Isso já demonstra um avanço muito significativo neste sesquicentenário da nossa Justiça gaúcha”, acrescentou a ministra, que é ouvidora nacional da mulher.

Participação cidadã

A edição 2023 consolidou o formato adotado na concepção do FestLabs no ano anterior: evento feito por laboratórios para laboratórios, com intercâmbio cultural. O FestLabs 2023 proporcionou ao público inscrito atividades em diversos formatos, integração e uma imersão na cultura gaúcha. Gamificação e intervenções não convencionais fizeram parte da programação.

Durante os dois dias do evento foram realizadas uma série de oficinas, palestras e outros painéis. A expectativa dos organizadores é que o resultado dessa integração seja a base para novos projetos com a finalidade de criar, ampliar e qualificar a atuação do Sistema de Justiça em benefício da coletividade.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária