Encontro de corregedores aprova manifestação de apoio dos tribunais às audiências de custódia

Você está visualizando atualmente Encontro de corregedores aprova manifestação de apoio dos tribunais às audiências de custódia
Compartilhe

O Colégio de Corregedores de Justiça do Brasil concluiu os trabalhos de mais uma edição do encontro da entidade, realizado no Piauí. Como resultado dos intensos debates, foi editada a Carta de Teresina, que traz deliberações significativas, a exemplo da proposta de apoio às audiências de custódia como política pública de controle do ingresso de presos no sistema carcerário e como forma de garantir os direitos constitucionais do preso. Com o tema “Gestão da Informação: garantia da celeridade e efetividade, o 68º Encoge foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de março em Teresina (PI).

Os encaminhamentos, debatidos e aprovados pelo colegiado, foram apresentados pela presidente do colégio, desembargadora Nelma Sarney (TJMA). Além do apoio às audiências de custódia, os corregedores também manifestaram apoio à proposta da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) que busca a criação, pelos Tribunais de Justiça, de Centros de Inteligência e Monitoramento de demandas judiciais de massa, como medida para desafogar o Judiciário.

A entidade reiterou aos tribunais superiores a preocupação quanto à demora do julgamento das ações suspensas, em decorrência de recursos repetitivos e também criou um grupo de magistrados para analisar o impacto do Código de Processo Civil na gestão da prestação jurisdicional, encaminhando o resultado ao CNJ para eventual modificação legislativa.

O colegiado também apoiará o oportuno encaminhamento à Corregedoria Nacional de Justiça da proposta de regulamentação da operacionalização do Cadastro Nacional de Adoção, conforme minuta elaborada pelo conselho das autoridades centrais brasileiras. Outra medida é sugerir ao CNJ a constituição de um grupo técnico para a padronização e uniformização de procedimentos de cálculos judiciais.

Debates – O último dia do evento também foi marcado por outros importantes debates. O oficial de Justiça do Pará Edvaldo Lima Junior, membro da Federação dos Oficiais de Justiça do Brasil, falou sobre a segurança dos oficiais de Justiça no cumprimento das ordens judiciais. Edvaldo destacou é preciso repensar o papel do oficial dentro de uma dinâmica social em constante conflito. “É necessário formular um grupo, desvinculado do Executivo, para dar apoio nas ações. Além disso, faz-se importante repensar a logística e o reaparelhamento dos equipamentos disponíveis para o quadro de oficiais”, ratificou. 

Edvaldo Lima Junior destacou também o perigo que os oficiais de Justiça correm atualmente. “Há casos em que os riscos à vida são iminentes”, disse. O oficial também fez críticas ao apoio do Executivo em situações de cumprimento de mandados em áreas com alto índice de criminalidade. “Há casos em que solicitamos o apoio policial e recebemos uma negativa sem qualquer justificativa. Precisamos adentar em lugares onde ficamos expostos a todo tipo de agressão. Isso inviabiliza a efetivação do mandado, prejudicando a garantia de direitos”, completou.

Cibercrime – Marcelo Silva, juiz e diretor de Informática da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), falou sobre o cometimento dos chamados cibercrimes, que surgiram com o advento do uso das novas tecnologias e das redes sociais virtualizadas. Na opinião do magistrado, a recém criada norma encontra fragilidades em sua aplicação dada a superficialidade com que trata o assunto. “É uma lei de difícil efetivação”, afirmou.

A juíza coordenadora da Comissão de Adoção Internacional da Bahia (Cejai), Patrícia Cerqueira, fez distinção entre a adoção nacional e internacional, que necessita de habilitação específica no âmbito das comissões internacionais. “Somente essas comissões tem competência para habilitar interessados. Cada perfil é analisado minuciosamente e os organismos responsáveis pela intermediação devem mandar relatórios a cada dois anos”, explicou a magistrada.

Hoje, no Brasil, existem mais de 5 mil crianças para adoção em todo o Brasil, mas há dificuldades em estabelecer uma harmonia entre o interesse de adotar e o perfil das crianças disponíveis para adoção. Em relação aos habilitados internacionais, a juíza destacou que eles buscam crianças de até 7 anos. Outros dois fatores que atrapalha o processo de adoção é a dificuldade de especialização, carência e equipe multiprofissionais.

O coordenador-geral de adoção da Cejai-BA, Francisco Lima, falou dos procedimentos para adoção e dos entraves que persistem e precisam ser vencidos pelos órgãos responsáveis pela adoção, seja ela nacional ou internacional. “É necessário que haja conexão nacional para benefício das crianças institucionalizadas”, destacou.

Fonte: CGJ-MA