Dois projetos de Roraima estão na Maratona PJe promovida pelo CNJ

Você está visualizando atualmente Dois projetos de Roraima estão na Maratona PJe promovida pelo CNJ
Compartilhe

Dois projetos de autoria de servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) foram selecionados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para participar da 1ª Maratona do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A competição, voltada para profissionais de TI dos tribunais, busca desenvolver melhorias para o sistema de acompanhamento e processamento das demandas em todas as esferas do Judiciário brasileiro.

Ao todo, foram selecionados 36 projetos de 14 tribunais brasileiros. Os projetos selecionados referem-se a aplicações satélites, módulos ou aplicativos móveis. Nos dias 28 e 29, as equipes selecionadas estarão em Brasília, para oficinas sobre as tecnologias passíveis de uso no projeto, sobretudo quanto à arquitetura do PJe 2.0 e ao aplicativo local meuPJe.

O primeiro projeto diz respeito a notificações judiciais via aplicativo móvel. A proposta é levar a informação processual de forma instantânea ao usuário. Assim, jurisdicionados e operadores do direito não precisarão mais procurar os andamentos: a informação vai atrás do usuário, não o contrário. A funcionalidade visa, sobretudo, a considerável queda no tempo de trâmite do processo, e beneficiará advogados, servidores, magistrados, oficiais de justiça e todos os envolvidos.

A melhoria almeja, também, reduzir a impressão em papel, desafogamento no atendimento presencial nos cartórios, disponibilizar informação simultânea para as partes e não somente ao advogado. Outro projeto selecionado trata do Alvará de Levantamento Eletrônico. A proposta é facilitar a comunicação judicial com as instituições financeiras, e será realizada, de início, com o Banco de Brasil. A nova função permitirá economia na emissão de documentos físicos, rapidez na confecção dos alvarás, confiabilidade na troca de informações e agilidade na prestação de serviço do Judiciário para o cidadão.

Fonte: TJRR