Curso de Spark para servidores do Judiciário tem inscrições abertas até 12 de fevereiro

Você está visualizando atualmente Curso de Spark para servidores do Judiciário tem inscrições abertas até 12 de fevereiro
Compartilhe

Em um cenário em que o Poder Judiciário organiza cada vez mais dados, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lança uma capacitação voltada para a distribuição e o processamento dessas informações. O Curso de Spark – Distribuição e processamento de dados, voltado para servidores e servidoras do Judiciário, recebe pré-inscrições até o dia 12 de fevereiro. 

A formação é oferecida pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) e faz parte das ações de aperfeiçoamento funcional desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF).  

No webinário de lançamento do curso de Spark – Distribuição e processamento de dados, realizado na sexta-feira (3/2), Ana Lúcia Andrade de Aguiar, juíza auxiliar da Presidência do Conselho e coordenadora do DPJ, ressaltou que a formação tem caráter técnico, com o objetivo de capacitar os servidores do Judiciário para distribuição e processamento de dados. “A gente percebe que é um desafio para o CNJ e certamente também é um desafio para os tribunais”, pontuou a magistrada na abertura do evento.   

O webinário teve a participação de Carlos Viegas, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e responsável pelo curso. Ele destacou que o objetivo é capacitar os participantes para utilizar as ferramentas mais atualizadas e desenvolver aplicações que possam ser processadas por elas.  

“Os cursistas terão práticas de implementação, configuração e programação, sempre focando na solução de problemas que são similares ou correlatos aos do Poder Judiciário”, afirmou o professor. No webinário, Viegas apresentou a ementa e o conteúdo programático do curso.

Reveja o webinário no canal do CNJ no YouTube

Capacitação 

O curso de Spark – Distribuição e processamento de dados é voltado para servidores e servidoras do Poder Judiciário e tem como objetivo capacitar os participantes para o desenvolvimento de aplicações que resolvam problemas na área da ciência de dados com o uso das soluções Apache Hadoop e Apache Spark. Os alunos e as alunas irão aprender a realizar tarefas de implantação, configuração e integração de dados em cluster 

O curso acontece entre os dias 10 de março e 25 de maio, com nove semanas letivas. A formação tem carga horária de 36 horas e será ministrada on-line, com aulas ao vivo (1h30 por semana), plantões de dúvidas (1h por semana) e atividades assíncronas (1h30 por semana). São requisitos: ter conhecimentos do sistema operacional GNU/Linux ou Unix e em linguagem de programação Python e ter um computador com pelo menos 8 GB de memória RAM e 40 GB de espaço em disco.  

Ao final da formação, o aluno terá desenvolvido a capacidade para planejar e preparar a infraestrutura de dados de uma organização, podendo projetar, construir, integrar e manter banco de dados ou outras fontes de dados, bem como conhecerá as técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de aplicações com Apache Spark para o processamento de dados em larga escala. 

Serão realizadas avaliações de desempenho com questionários semanais (questões teóricas e práticas) e uma avaliação de reação ao final do curso. É exigida frequência de participação mínima de 70%. O ambiente de aprendizado Moodle (do Ceajud) será a plataforma utilizada para acompanhamento, comunicação e divulgação dos materiais do curso. 

A capacitação será ministrada professor do DCA da UFRN Carlos Viegas.  

Como se inscrever  

As pré-inscrições estão abertas até 12 de fevereiro e devem ser feitas por meio deste formulário. Ao todo, serão 250 vagas. A seleção dos participantes será realizada pelas equipes do Programa Justiça 4.0, baseada em critérios técnicos. 

Justiça 4.0  

O curso e o webinário integram as ações desenvolvidas pelo Programa Justiça 4.0 para fortalecer a transformação digital no Judiciário. Em 2022, foram ofertadas oito capacitações síncronas em Ciência de Dados Aplicada ao Poder Judiciário para servidores e magistrados, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Quatro desses cursos já estão disponíveis na plataforma Moodle do Ceajud, no formato autoinstrucional. 

O Programa Justiça 4.0 desenvolve soluções tecnológicas disruptivas para acelerar a transformação digital do Poder Judiciário brasileiro e conta, ainda, com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Texto: Marina Baldoni Amaral 
Edição:  Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias   

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados