Corregedoria Nacional pede informações a juiz sobre postagens em perfil

Você está visualizando atualmente Corregedoria Nacional pede informações a juiz sobre postagens em perfil
Compartilhe

O ministro Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça, instaurou, na quarta-feira (15/4), pedido de providências contra o juiz de direito Guilherme Diamantino de Oliveira Weber, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

O magistrado deve prestar esclarecimentos à corregedoria nacional sobre postagens realizadas no perfil pessoal @gdweber do Twitter, a princípio pertencente a ele, como, “O vice-presidente regozijando-se de um período tosco da história nacional que foi a ditadura militar. Eu nunca vou perdoar quem colocou trastes como este arremedo de democrata no poder…”; “Este negócio de pandemia torna tudo o avesso do avesso do avesso. É liberal implorando ajuda do estado; é gente se preocupando com o pobre quando nunca se preocupou com a pobreza”; “O que mudará mesmo é que não veremos mais o ministro da Saúde participar de ‘lives’ de duplas sertanejas e de coletivas com coletinhos do SUS”, entre outras.

Ao instaurar o procedimento, o ministro Humberto Martins considerou que as postagens na rede social podem, em tese, caracterizar conduta que infringe os deveres dos magistrados estabelecidos na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), no Código de Ética da Magistratura e na Resolução CNJ 305/2019.

O corregedor nacional determinou a intimação do juiz do TJSE para que preste informações no prazo de 15 dias.

Agência CNJ de Notícias