Corregedoria Nacional e AGU vão buscar desjudicializar demandas contra entes federais

Você está visualizando atualmente Corregedoria Nacional e AGU vão buscar desjudicializar demandas contra entes federais
Reunião do ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, e o advogado-geral da União, ministro Bruno Bianco Leal - Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ
Compartilhe

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, recebeu nesta terça-feira (18/10) o ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Bruno Bianco Leal, para tratar sobre iniciativas visando a melhoria na tramitação de litígios previdenciários na Justiça.

Também estão em análise medidas relacionadas a processos de execução fiscal e casos que envolvem demandas junto à Caixa Econômica Federal.

Segundo a AGU, são ajuizadas cerca de 10 mil novas ações por dia contra os entes federais. Desse total, 7 mil são questionamentos à atuação do INSS. Um dos focos do trabalho será a desjudicialização, ou seja, a identificação de formas que permitam a solução dessas demandas antes que ingressem na Justiça.

As medidas devem ser debatidas em um grupo a ser criado para iniciar a discussão e implementação dos projetos.

Além dos ministros Salomão e Bianco Leal, participaram da reunião os juízes auxiliares da Corregedoria Caroline Tauk (TRF2), Daniel Vianna (TJRJ) e Priscila Correa (TRF2) e procuradores representantes do INSS e da Fazenda Nacional.

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária