A Corregedoria-Geral da Justiça Federal (CG) adotou, no início deste ano, painéis eletrônicos de Business Intelligence (BI) para disponibilização dinâmica e interativa de informações estatísticas da Justiça Federal das seis regiões.
Os dashboards, instalados no gabinete do vice-presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF) e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Luis Felipe Salomão, refletem os principais indicadores dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), abrangendo o 1.º e o 2.º graus de jurisdição.
A nova ferramenta possibilita a verificação, análise e gestão de dados estratégicos, permitindo mais eficiência no exercício das funções da Corregedoria-Geral. Além disso, o BI fortalece a transparência do Poder Judiciário ao transformar dados brutos em informações gerenciais relevantes para a tomada de decisões.
Funcionalidade
Os painéis contemplam uma série de parâmetros essenciais para o desempenho das atividades da unidade, a exemplo do número de processos novos, julgados e baixados; da identificação de pessoas jurídicas que figuram como parte nas ações; da consulta por unidade judiciária, facilitando a análise de volume processual; e da possibilidade de pesquisa por classe e assunto, conforme as Tabelas Processuais Unificadas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O projeto foi desenvolvido pela Divisão de Estatística da Corregedoria-Geral (DIEST/CG), em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do CJF e os TRFs, que contribuíram com o desenvolvimento da interface dos painéis específicos.