Corregedor nacional de Justiça encerra inspeção no TJPR

Você está visualizando atualmente Corregedor nacional de Justiça encerra inspeção no TJPR
Encerramento da inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça no TJPR. FOTO: TJPR
Compartilhe

A Corregedoria Nacional de Justiça encerrou, na sexta-feira (8/3), a inspeção ordinária no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). “Nas inspeções ordinárias, o nosso intuito é contribuir, efetivamente verificar junto com o tribunal quais pontos precisam ser aperfeiçoados e auxiliar nesse trabalho”, destacou o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, na solenidade de encerramento.

O corregedor nacional destacou o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o dia a dia do Poder Judiciário brasileiro. “O CNJ é diferente dos outros conselhos instalados no mundo inteiro, porque ele não tem só atividade censória ou disciplinar. O CNJ tem uma bandeira de política pública para o Poder Judiciário, de uma maneira organizada”, afirmou o ministro Salomão. Para ele, as inspeções são o pulmão da Corregedoria e, a partir delas, é possível identificar boas práticas, que podem ser nacionalizadas.

O corregedor nacional apontou o exemplo do trabalho realizado pelo TJPR com a plataforma NatJusGPT, instrumento de inteligência artificial generativa na judicialização da saúde. “Agora mesmo vamos ter uma Jornada de Direito da Saúde. Levaremos essa ferramenta para conhecimento, multiplicar essa boa prática”, disse.

Além do corregedor, participaram do evento o conselheiro do CNJ João Paulo Schoucair, que integrou a missão de inspeção, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região (TRT-9), desembargador Célio Horst Waldraff; o procurador-geral de Justiça do estado do Paraná, Gilberto Giacoia; o procurador-geral do estado do Paraná, Luciano Borges; e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB/PR), Marilena Indira Winter.

O coordenador dos trabalhos de inspeção, desembargador Fábio Uchôa Montenegro, informou que a inspeção teve início há mais de um mês, a partir da análise dos procedimentos de atuação do TJPR. Durante as inspeções presenciais nas unidades administrativas e judiciais, assim como nas serventias extrajudiciais, os avaliadores do CNJ tentaram corrigir, ajudar ou solucionar problemas que foram incluídos no relatório que será apresentado ao plenário do CNJ.

Durante a cerimônia, que aconteceu no Dia Internacional da Mulher, o corregedor homenageou magistradas e servidoras e agradeceu pelo acolhimento recebido no Paraná. Durante a viagem, ele encontrou-se também com o governador do estado, Ratinho Júnior (PSD), e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, além de representantes do Poder Judiciário e de entidades de classe, como a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

Texto: Mariana Mainenti
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias, com informações do TJPR

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária