Concluída inspeção da Corregedoria no Tribunal de Justiça do Maranhão

Você está visualizando atualmente Concluída inspeção da Corregedoria no Tribunal de Justiça do Maranhão
Encerramento dos trabalhos de inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça no TJMA. Foto: Ribamar Pinheiro/TJMA
Compartilhe

Realizada entre os últimos dias 1.º e 3 de março, encerrou-se a inspeção que a Corregedoria Nacional de Justiça promoveu para verificação do funcionamento de setores administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), assim como das serventias extrajudiciais do estado. A atividade aconteceu de acordo com a Portaria n. 1/2023 da Corregedoria.

Durante os três dias de inspeção, uma equipe coordenada pelo desembargador Fábio Uchôa Montenegro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), formada por magistrados e servidores da Corregedoria Nacional de Justiça, esteve nas dependências da sede do Poder Judiciário para apurar fatos relacionados ao funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, havendo ou não evidências de irregularidades. Membros da equipe também ficaram à disposição, em sala especial, para atender a classe de advogados, partes e população em geral.

Na solenidade de encerramento, ocorrida na última sexta-feira (3/3), o ministro Luis Felipe Salomão esclareceu que a visita da Corregedoria Nacional de Justiça ao Maranhão faz parte da continuação de um calendário previamente agendado, quando o órgão fiscalizador volta aos estados para verificar pendências e apresentar soluções. “Cada tribunal se prepara para esse momento, para que possam demonstrar o que tem de bom e pedir o auxílio para consertar o que tem de ruim, e claro, que em todo órgão há coisas que precisam ser aprimoradas”, pontuou. Salomão acrescentou, ainda, que, em breve, a equipe de inspeção apresentará o balanço dos trabalhos para contribuir com o funcionamento do judiciário maranhense.

Para o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, o CNJ teve sempre um trabalho primordial para o aprimoramento da Justiça Estadual. “O CNJ é esse órgão que tem por missão precípua muito mais do que fiscalizar administrativa e financeiramente os tribunais, mas também hoje é um órgão de planejamento estratégico, que tem nos ajudado muito na orientação e busca por melhores resultados”, disse.

Velten destacou que, todas as vezes em que a inspeção do CNJ chegou ao Tribunal maranhense, a Corte estadual teve a oportunidade de avançar. “Aproveitamos essa visão do administrador que vem de fora. Daquele que tem a visão externa do nosso serviço. E, por mais que a gente tenha procurado aprimorar o nosso trabalho, essa visão crítica, sempre construtiva, nos auxilia muito em ganho de escala nesse trabalho de aprimoramento das atividades do Tribunal”, afirmou o magistrado.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, também presente no encerramento da inspeção, afirmou que compreende o papel do Conselho Nacional de Justiça como imprescindível, e um dos frutos mais benéficos da Emenda Constitucional n. 45 de 2004.

A sessão de encerramento foi transmitida ao vivo em canal oficial do TJMA no YouTube, disponível aqui.

Agência CNJ de Notícias com informações do TJMA

Macrodesafio - Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais