Comissão para temas fundiários da Justiça gaúcha visita assentamentos em Passo Fundo

Você está visualizando atualmente Comissão para temas fundiários da Justiça gaúcha visita assentamentos em Passo Fundo
Juiz Humberto Dutra (de colete) conversou com moradores durante visita a loteamentos em Passo Fundo Créditos: CRSF/TJRS
Compartilhe

Integrantes da Comissão Regional de Soluções Fundiárias (CRSF) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul estiveram em Passo Fundo nessa quinta-feira (22/2), para visita técnica aos loteamentos Leonardo Ilha 2 e 3, no Bairro São José. Nos locais estão instaladas 50 e 26 famílias, respectivamente.

Os terrenos são de propriedade da Prefeitura da cidade do Norte gaúcho, que tem interesse na regularização das áreas, cujas ocupações, iniciadas em 2012, estão consolidas, conforme o juiz Humberto Moglia Dutra. O magistrado, responsável pela condução do caso no âmbito da CRSF, teve a companhia na visita da juíza  Jacqueline Bervian, também integrante da Comissão.

Ainda no último dia 15/2, as partes envolvidas no assentamento já haviam participado de sessões de mediação. A partir de agora, o Município irá realizar estudos socioeconômicos e topográficos para verificar a viabilidade e qual a melhor forma de se levar adiante a regularização fundiária, de forma a permitir a manutenção das famílias no local.

“O objetivo da Comissão Fundiária é de busca de solução consensual nessas questões sociais tão relevantes, que envolvem o direito à moradia e à dignidade”, diz o juiz Humberto Moglia, destacando que muitas vezes as pessoas assentadas enfrentam situações difíceis diante da falta de serviços básicos com água e luz.

“A comissão não julga o processo, mas atua para buscar soluções e por isso as vistorias técnicas, para conhecer de perto a realidade, saber o que acontece no local e quem são as pessoas envolvidas”, completa o magistrado, titular da 1ª Vara Cível e Coordenador do CEJUSC, ambos da Comarca de Bagé. A Comissão Regional de Soluções Fundiárias do TJRS é presidida pela desembargadora Márcia Kern.

Também acompanharam a inspeção aos loteamentos a Defensora Pública Camila Ferrareze, o Secretário de Habitação do Município, Wilson Lill, os procuradores dos moradores Leandro Gaspar Escalabrin e a Rafael Cacenote, e a Secretária da CRSF, Camila Mallet.

Fonte: TJRS