O desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) Tutmés Airan de Albuquerque Melo junto com o Governo do estado e com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), convida a iniciativa privada e a Câmara de Dirigentes Logistas de Maceió (CLD) para apresentação do projeto Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A reunião será na próxima terça-feira (26/01) na sala da diretoria da Casa da Indústria, no 5º andar , em Maceió.
O principal objetivo da reunião é firmar parcerias com a iniciativa privada. Segundo o desembargador Tutmés Airan, coordenador estadual do projeto, essas parcerias poderão ocorrer em três níveis. O primeiro é a capacitação dos presidiários e dos egressos do sistema prisional. O segundo nível seria a geração de empregos e o terceiro será transformar a área ociosa do complexo prisional em um pequeno pólo industrial.
Todos ganham – Segundo o coordenador do projeto, as empresas que firmarem essa parceria utilizarão o terreno do sistema penitenciário, pagarão uma mão-de-obra mais barata, contribuirão para a reinserção social e ganharão uma subvenção econômica do Governo. Em troca a empresa deverá deixar uma parte do lucro para ajudar a custear o sistema.
“Quando um preso sai sem capacitação, sem perspectiva e sem esperança de retomar sua vida normalmente, ele se torna um potencial reincidente e possivelmente um produtor de violência”, acrescentou Tutmés Airan.
Participarão da reunião o Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otávio Gomes e o presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade.
Fonte: TJAL