Comarca de Salvador normatiza participação de crianças nas Olimpíadas

Você está visualizando atualmente Comarca de Salvador normatiza participação de crianças nas Olimpíadas
Compartilhe

Portaria assinada pelo juiz Walter Ribeiro Costa Júnior, titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Salvador, normatiza a participação e circulação de crianças e adolescentes, durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. A portaria atende à Recomendação 20, de 23 de abril de 2015, da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a padronização dos procedimentos dos Juizados da Infância e da Juventude nas comarcas sede dos eventos e a circulação de crianças e adolescentes no território brasileiro.

Além do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Manaus, Brasília e Belo Horizonte vão receber jogos do torneio de futebol. A portaria traz orientações referentes à hospedagem, à entrada em locais onde se realizarão os eventos relacionados aos jogos, à participação em atividades celebrativas e à circulação durante viagens pelo Brasil. Disciplina também a realização de atividades por crianças como o acompanhamento de atletas, gandulas, amigos de mascotes e condutores de tocha. Para ser gandula, por exemplo, a idade mínima deve ser de 12 anos e é preciso autorização dos pais ou responsáveis.

A publicação ratifica ainda que é terminantemente proibida a venda de bebidas alcoólicas nos locais onde se realizarão os eventos relacionados aos Jogos Rio 2016 a pessoas com idade inferior a 18 anos. Publicada no Diário da Justiça Eletrônico em 31 de março, a Portaria 11/2015 tem vigência até 31 de dezembro deste ano.

Fonte: TJBA