Colorado do Oeste (RO) atravessa fronteiras do país em conciliação virtual

Você está visualizando atualmente Colorado do Oeste (RO) atravessa fronteiras do país em conciliação virtual
Arte: Airton Nascimento/TJPA
Compartilhe

Consolidada como aliada do Poder Judiciário, a tecnologia tem sido fundamental não apenas para a manutenção das atividades da Justiça, como para a solução de conflitos por meio da conciliação. E foi assim que terminou um litígio na comarca de Colorado do Oeste, unidade do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), mesmo com uma das partes residindo na Inglaterra.

O conflito, que já durava um ano e oito meses, girava em torno de uma cobrança no valor de um cheque no valor aproximado de R$ 3 mil. A requerida havia pago apenas parte do valor, restando uma quantia de R$ 1,6 mil. Ao localizar a requerida, que atualmente mora em Londres, o Núcleo de Conciliação e Mediação de Colorado do Oeste promoveu audiência realizada pelo aplicativo WhatsApp e pôs fim ao litígio, com acordo entre as partes.

Diariamente os Centros Judiciários de Solução de Conflitos, (Cejuscs), têm promovido audiências para viabilizar acordos como esse. Com a implantação do Cejusc digital no TJRO e a utilização das ferramentas virtuais, a tendência é que casos assim se tornem cada vez mais comuns. E assim permitindo que a resolução de conflitos alcance os lugares mais longínquos possíveis, evidenciando que a distância não é mais impedimento para a celebração de acordos.

Fonte: TJRO