Coleta seletiva completa 15 anos na Justiça estadual baiana

Você está visualizando atualmente Coleta seletiva completa 15 anos na Justiça estadual baiana
Compartilhe

O Tribunal de Justiça da Bahia faz coleta seletiva em sua sede desde que se transferiu para o Centro Administrativo da Bahia (CAB), há 15 anos, e tem intensificado essa participação nos últimos anos, em parceria com o programa de coleta seletiva em órgãos públicos do Recicle Já Bahia, lançado em 2008.

A preocupação do Judiciário baiano com o meio ambiente e também com o social, pois o material reciclável é entregue a cooperativas de ex-badameiros, foi lembrada no último dia 4, pela coordenadora do Programa de Coleta Seletiva do Recicle Já Bahia, Vanuza Reis.

A coordenadora citou alguns dos produtos gerados diariamente nas unidades do Tribunal de Justiça e que serão recolhidos pelas cooperativas: papel, jornal, revista, caixa de papelão, impressos em geral, fotocópias, envelopes, papel de fax, embalagens cartonadas e outros descartáveis.

Desde o início do programa do Recicle Já Bahia, o tribunal recolheu 17,4 mil lâmpadas, um item dos mais complicados para reciclagem, e que exige muito cuidado do pessoal da limpeza. “Daí a importância de vocês na coleta seletiva”, disse Vanuza.

Ela falou durante uma palestra para representantes e funcionários da empresa responsável pela limpeza da sede do órgão, quando destacou a importância do setor no fortalecimento das práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelo Núcleo Socioambiental do TJBA.

No final, conclamou os encarregados da coleta reciclável a participarem de outra campanha, realizada três vezes por ano, na forma de uma grande faxina. “É nosso faxinaço, que ocorrerá no dia 26 deste mês, e vocês podem deixar em uma área definida o mais diverso material reciclável que um carro passa para recolher”, disse.

A palestra foi no auditório do tribunal, com a presença do diretor de Primeiro Grau, Cícero Moura; diretor de Assistência à Saúde, Rogério Tourinho; representantes da empresa de limpeza, Antônio José Mascarenhas e Marli dos Santos; e integrantes do núcleo sociambiental.

Fonte: TJBA