CNJ realiza exposição “Mulheres Eternas” em celebração pelo Dia da Mulher

Você está visualizando atualmente CNJ realiza exposição “Mulheres Eternas” em celebração pelo Dia da Mulher
Foto: Divulgação.
Compartilhe

Os traços inconfundíveis do artista plástico Manu Militão ganham destaque na programação do mês da Mulher, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sensibilidade e o reconhecimento da história de 38 mulheres que se fizeram eternas pelas realizações no cenário político nacional estão retratadas nas obras. A exposição “Mulheres Eternas” ocorrerá de 9 a 31 de março de 2023 no hall do pavimento Auditório do Conselho, em Brasília.

O pincel do artista plástico, cineasta, pedagogo e diretor de arte é uma justa homenagem a essas mulheres que marcaram a própria história e mudaram o mundo ao redor, com iniciativas em defesa de políticas públicas. As obras passeiam pelas vidas de mulheres, como a cientista e educadora Bertha Lutz, que lutou contra a desigualdade de gênero, e a escritora e defensora da participação feminina na política Nízia Floresta.

A ideia de imortalizar, em telas, mulheres que lutaram pela democracia brasileira e pelo sufrágio feminino e que se destacaram em iniciativas de inclusão social e igualdade de gênero nasceu da invisibilidade deixada pela indiferença à luta incansável que abraçaram. Nesta edição, as representantes de cada estado e do Distrito Federal – indicadas por Assembleias Legislativas, universidades e associações de classe – ganharam os riscos e as cores do reconhecimento. Segundo Manu Militão, as obras são uma forma de corrigir a indiferença histórica e inspirar outras mulheres. “Se eu retratasse uma mulher por dia, até os cem anos de idade, não conseguiria fazer justiça a todas que contribuíram pela justiça social de nosso país”, afirmou, emocionado.

Serviço
Exposição “Mulheres Eternas”
Data: 9 a 31 de março de 2023
Local: Hall do piso Auditório do CNJ

Texto: Mércia Maciel
Edição: Jônathas Seixas
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais