Comunicação do CNJ é finalista em duas categorias de prêmio nacional

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O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é finalista em duas categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, realizado anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). A premiação será durante o XII Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), que será realizado em Belém/PA, entre os dias 16 e 17 de junho. O CNJ concorre ao prêmio na categoria Mídia Digital, com a campanha “Adoção é um ato de amor: não tem idade, sexo, nem cor”, e na categoria de Relacionamento com a Mídia, com o “Press kit Audiência de Custódia”.

Na categoria Mídia Digital concorrem projetos executados pela área de comunicação das instituições, incluindo boletins eletrônicos, newsletters, páginas da internet, entre outros. A campanha do CNJ sobre adoção, finalista na categoria, foi realizada em maio de 2015 em comemoração ao Dia Nacional da Adoção. A principal ação consistiu em divulgar nos perfis do Facebook, Instagram e Twitter um pedido para que as pessoas adotadas e suas famílias enviassem fotos para publicação nos canais do CNJ nas redes sociais.

No Instagram, o pedido foi para que as pessoas marcassem o @CNJ_oficial ou usassem as hashtags (#MãeDoCoração, #PaiDoCoração, #FilhoDoCoração e #FamíliaDoCoração) para dar repost no perfil do Conselho. Também foram criados posts, tweets e vídeos informativos sobre o tema para tirar dúvidas e desmistificar o processo de adoção.

Amplo alcance – Ao todo, foram 97 mil interações com o público e mais de 160 fotos recebidas. No Facebook, foram 44 publicações do CNJ que, juntas, alcançaram mais de 8,6 milhões de pessoas após serem compartilhadas 64,6 mil vezes. No Instagram, foram 12 mil interações e 21 tweets com fotos e relatos que alcançaram mais de 762 mil pessoas com as hashtags da campanha.

“A campanha foi lançada em 12 de maio, pouco antes do novo Cadastro Nacional de Adoção (CNA), que tem quase 30 mil pretendentes e 6 mil crianças e adolescentes. Uma das razões dessa conta não fechar, é a exigência de um perfil específico de bebês brancos e do sexo feminino. Assim, o tom emotivo da campanha com os relatos e fotos que mostram a realidade da adoção como um ato de amor, invisível aos olhos, contribuiu para a sensibilização e para tirar estigmas sobre o processo”, explicou a secretária de Comunicação do CNJ, Giselly Siqueira.

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Press Kit Audiências de Custódia – Na categoria “Relacionamento com a Mídia”, que abrange peças em qualquer suporte ou formato, incluindo releases, encontros, eventos e campanhas, o CNJ é finalista com o press kit elaborado para o lançamento do projeto Audiência de Custódia. Lançado inicialmente em São Paulo, em fevereiro de 2015, o projeto já está implantado e em funcionamento em todas as capitais do país. As audiências de custódia garantem a apresentação de presos em flagrante ou por mandado de prisão à autoridade judicial competente, em até 24 horas. Entre outros encaminhamentos, a entrevista pessoal entre juiz e a pessoa presa em flagrante permite detectar situações de vulnerabilidade social, drogadição e alcoolismo, podendo contribuir para a redução da reincidência criminal.

Prêmio – O XIV Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, organização não governamental sem fins lucrativos, fundada pelos assessores de Comunicação do Judiciário, do Ministério Público, defensorias, OAB, tribunais de contas e instituições afins, voltada ao desenvolvimento de debates e ações para aproximar as organizações públicas do cidadão.

Luiza Fariello
Agência CNJ de Notícias