Conselho Nacional de Justiça apresenta relatório de 2022 em abertura do Ano Legislativo

Você está visualizando atualmente Conselho Nacional de Justiça apresenta relatório de 2022 em abertura do Ano Legislativo
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber entrega relatório de atividades 2022 aos presidentes do Senado Federal e Câmara dos Deputados - Foto: Pedro França/Agência Senado
Compartilhe

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, reiterou o compromisso do Judiciário com os ideais democráticos durante a abertura do Ano Legislativo. Na leitura da mensagem do Poder Judiciário realizada na tarde desta terça-feira (2/1), em sessão solene do Congresso Nacional, a ministra entregou aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os relatórios dos trabalhos desenvolvidos pelo Judiciário ano passado.

Produzido a partir das atividades realizadas pelo Conselho Nacional de Justiça, em conjunto com os demais órgãos do Sistema de Justiça e com a sociedade civil, em prol da prestação jurisdicional e da regulação das serventias extrajudiciais, o Relatório Anual do CNJ contém um resumo dos principais dados obtidos ao longo de 2022.

No ano passado, o Conselho promoveu 41 sessões plenárias, sendo 18 sessões ordinárias, três extraordinárias, além de 20 virtuais. Ao todo, o Plenário julgou 874 processos, com prevalência da análise de pedidos de providências e de representações por excesso de prazo.

Na avaliação da ministra Rosa Weber, além do papel de governança, o CNJ tem funcionado como instituição viabilizadora de diálogos institucionais de suma importância com os demais Poderes. “Com a participação de esferas de governo e de organismos da sociedade civil, o Conselho trabalha firme para o cumprimento da missão conferida ao Poder Judiciário: realizar a justiça de maneira efetiva e célere”, observou.

Harmonia

A presidente do CNJ destacou também a importância da harmonia entre os Poderes da República e condenou os ataques às instituições democráticas brasileiras ocorridos no último dia 8 de janeiro, em uma afronta inédita ao Judiciário, Legislativo e Executivo nacionais.

Em seu pronunciamento, Weber ressaltou que a participação do Poder Judiciário na cerimônia do Legislativo tem significado especial na medida em que fortalece a interação sadia e harmônica entre os Poderes. “O vilipêndio às instalações dos três pilares da democracia brasileira, longe de enfraquecer nossa democracia constitucional, veio a conferir mercê da solidariedade imediata de todos, maior intensidade ao convívio, necessariamente harmonioso entre os Poderes que compõem o Estado brasileiro”, enfatizou.

Para a ministra, a manutenção dos trabalhos, a despeito dos atos de 8 de janeiro, paralelamente, às ações destinadas a reparar os danos causados e a promover a responsabilização de seus agentes, é a resposta fundamental e necessária. “Em essência, a mensagem que trago ao Congresso Nacional é que, em 2023, o STF, sempre respeitando a isonomia e a independência dos demais Poderes da República, continuará vigilante na incondicional defesa da supremacia da Constituição”, pontuou.

De acordo com Rosa Weber, a integração da ordem democrática está em absoluta consonância com a diretriz que erige o norte da atual administração da Suprema Corte, que é a proteção da jurisdição constitucional ou a defesa diuturna da constituição e do Estado Democrático de Direito. “O Poder Judiciário como um todo estará como sempre empenhado na entrega da prestação jurisdicional qualificada, célere e efetiva que os brasileiros anseiam”, declarou.

Texto: Ana Moura
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade