CNJ apoia campanha da OAB para evitar golpes aplicados por falsos advogados

Você está visualizando atualmente CNJ apoia campanha da OAB para evitar golpes aplicados por falsos advogados
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está apoiando a campanha lançada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional) para alertar a sociedade sobre golpes financeiros aplicados por criminosos que se passam por advogados. A iniciativa tem como objetivo a orientação da população, a prevenção de novas vítimas e a disponibilização da plataforma digital ConfirmADV — um site que permite verificar a identidade de advogados. 

A campanha “Golpe do Falso Advogado: não caia nessa” é conduzida pelo Conselho Federal da OAB em parceria com as 27 seccionais e chama a atenção para os principais formatos do chamado “golpe do falso advogado”. A prática envolve, principalmente, abordagens por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais. Os golpistas usam indevidamente nomes, fotos e até mesmo informações extraídas de processos judiciais e tentam convencer vítimas a realizar pagamentos via Pix com a justificativa de liberação de valores judiciais. 

Pelo site ConfirmADV, o cidadão poderá verificar a identidade de um advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB de forma rápida e simples, garantindo que o contato seja, de fato, com o profissional contratado. A ferramenta é integrada ao Cadastro Nacional dos Advogados (CNA). “Queremos garantir que as pessoas tenham acesso à informação correta e saibam como reagir diante de tentativas de golpe”, afirma o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. 

Verificação 

Ao acessar o site do ConfirmADV, o cidadão deverá informar dados como o número de inscrição na OAB, o estado de registro e o e-mail informado pelo suposto advogado. A partir dessas informações, será enviada solicitação automática para o e-mail do advogado, informando que um cliente deseja confirmar sua identidade. O profissional terá até 5 minutos para responder e confirmar os dados. Se o tempo expirar sem resposta, tanto o cidadão quanto o advogado serão notificados de que a verificação não foi concluída.  

Caso o cidadão tenha sido vítima de tentativa de golpe ou tenha realizado pagamento indevido, é possível denunciar diretamente pelo canal oficial da OAB Nacional, acessando o site: https://fiscalizacao.oab.org.br. As denúncias serão encaminhadas para apuração e para as seccionais correspondentes.

Texto: Margareth Lourenço
Edição: Geysa Bigonha
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias