CNJ adere à campanha de prevenção ao glaucoma

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Foto: Romulo Serpa/CNJ
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A cor verde vai marcar a sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no mês de maio. A ação marca a adesão da instituição à “Campanha 24 horas pelo Glaucoma”, de incentivo ao diagnóstico e tratamento precoces dessa doença ocular crônica que atinge mais de um milhão de brasileiros e pode ocasionar a perda da visão.

A campanha é promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, em 26 de maio. Além da adoção de iluminação verde no edifício sede, o CNJ vai mobilizar os canais de comunicação que dispõe para ampliar o alcance da ação e incentiva a participação de todos os tribunais.

A realização da campanha de prevenção se justifica pelo fato de se tratar de uma doença ocular crônica sem cura, mas que, na maioria dos casos, pode ser controlada com adoção de cuidados adequados e contínuos. Os resultados favoráveis do tratamento, porém, estão diretamente relacionados à precocidade do diagnóstico e rapidez na adoção dos recursos terapêuticos para reduzir as chances de perda da visão.

Apontado pelo Organização Mundial de Saúde (OMS) como a maior causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão. Dentre as pessoas acometidas pela doença no Brasil, quase a metade desconhece que é vítima do problema. Isso ocorre por se tratar de um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial, fato que eleva a relevância da realização de campanhas de prevenção e conscientização sobre o problema.

Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias