Portuguese PT English EN Spanish ES
. . . . . .
Certidões cíveis, criminais e de execuções ganham abrangência estadual
Certidões cíveis, criminais e de execuções ganham abrangência estadual

Desde esta segunda-feira (24/8), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) disponibiliza um novo serviço ao cidadão: as certidões estaduais de distribuições cíveis, criminais e de execuções criminais. O novo sistema permite ao solicitante obter informações sobre determinada pessoa com abrangência em todo o estado de São Paulo. Antes, era necessário pedir uma certidão em cada comarca de interesse.

Para solicitar o documento, é preciso se dirigir às unidades responsáveis pela expedição ou fazer o pedido pela internet (a depender da data de nascimento da pessoa ou da data de distribuição dos processos, conforme orientação do comunicado SPI nº 53/2015). No caso da certidão online, basta preencher e enviar formulário eletrônico disponível neste endereço eletrônico.

As folhas de certidões de distribuições criminais e de execuções criminais são gratuitas, ao passo que, para tirar a certidão dos distribuidores cíveis é necessário recolher taxa de R$ 19,40. Ambas – salvo nos casos em que há necessidade de pesquisa manual nos fichários dos distribuidores – ficam prontas em cinco dias a partir da data da solicitação ou pagamento.

Dúvidas sobre o novo serviço podem ser enviadas para os endereços jmendescert@tjsp.jus.br (certidões cíveis), spi.apoio@tjsp.jus.br (criminais) e deecrimsaopaulo@tjsp.jus.br (execuções criminais).

Fonte: TJSP

A
Fechar Menu