Justiça Federal da 3.ª Região: Centro de Memória passa a integrar Cadastro Nacional de Museus

Você está visualizando atualmente Justiça Federal da 3.ª Região: Centro de Memória passa a integrar Cadastro Nacional de Museus
Foto: Ascom TRF3
Compartilhe

O Centro de Memória da Justiça Federal da 3.ª Região Desembargador Federal Sérgio Nascimento integra, desde o dia 11 de junho, o Cadastro Nacional de Museus (CNM), mantido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A homologação no cadastro foi solicitada pela Comissão de Memória da Justiça Federal da 3.ª Região (JF3R) e representa o reconhecimento do Centro de Memória como uma instituição museológica alinhada aos critérios técnicos e às diretrizes estabelecidas pelo Ibram.

A inclusão do Centro de Memória da JFR3 fortalece o compromisso do Tribunal Regional da 3.ª Região (TRF-3) com a preservação da memória institucional, a valorização da história da Justiça Federal e o acesso à informação para fins educativos, culturais, científicos e de patrimônio.

Plataforma MuseusBr

O Cadastro Nacional de Museus, que conta atualmente com mais de 3,9 mil museus brasileiros, é um instrumento para o conhecimento e o mapeamento, com informações para a formulação e o monitoramento de políticas públicas do setor, como: localização georreferenciada, funcionamento, estrutura, acervo e serviços que beneficiam visitantes, membros do governo, pesquisadores e profissionais da área.

Atualmente, os dados do CNM estão disponibilizados por meio da Plataforma MuseusBr, que possibilita consultas e atualizações realizadas de forma colaborativa e democrática, permitindo à sociedade a participação direta na forma de inclusão de informações e produção de conhecimento sobre os museus do país.

Acesse por meio do linkhttps://cadastro.museus.gov.br/

Assessoria de Comunicação Social do TRF-3

Fonte: TRF-3

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária